SEGS Portal Nacional

Agro

Medição de massa de forragem por satélite amplia o desempenho do gado de corte

  • Terça, 04 Janeiro 2022 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Atalla
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Medição de massa de forragem por satélite amplia o desempenho do gado de corte - Prodap

Definir a taxa correta de lotação (quantidade de quilograma de peso animal por área) é um dos critérios de planejamento mais importantes da pecuária de corte. Acertar tais parâmetros é o primeiro passo para ter condições de alcançar o bom desempenho do animal. Mas, quando o responsável erra no cálculo, é certo que a performance será abaixo do esperado. O raciocínio é simples – se há mais animais do que a capacidade de produção de capim pelo pasto, a produtividade do gado cai, pois faltará comida, além de ser ampliado o risco de a pastagem entrar em processo de degradação.

Hoje, já existem tecnologias que facilitam essa medição, proporcionando dados mais apurados e calculando a quantidade de biomassa disponível na pastagem. Guilherme Reis, diretor de Conhecimento da Prodap, empresa mineira de soluções para maximizar os resultados de fazendas de pecuária de corte, leite e fábricas de ração, explica mais detalhes dos benefícios das ferramentas disponíveis, como a mensuração de massa de forragem por imagem de satélite.

“Com imagens capturadas via satélite e o processamento de dados fotovoltaicos da biomassa que está sob a superfície, conseguimos converter, por meio da inteligência artificial, essas duas informações em massa de forragem, ou seja, quantidade de capim disponível na superfície. É um ganho bastante interessante, pois, com as informações do satélite, temos acesso a uma amostragem muito maior do que a medição feita pelo vaqueiro, fazendo uma varredura completa da área. O benefício também contempla o vaqueiro, que não terá a necessidade de medir todos os pastos da fazenda. A mensuração da altura de cada pasto pelo vaqueiro é trabalhosa e, por isso, muitas vezes é realizada em intervalos de 30 dias ou mais. Assim, a tecnologia de satélite gera outra vantagem para o pecuarista, que passa a monitorar a massa de forragem com maior frequência. Afinal, os satélites passam entre quatro a seis dias por semana, dependendo da região, gerando informações semanais sobre a evolução da massa de forragem”, comenta o especialista da empresa.

Pecuária 5.0

A Prodap busca, desde meados de 2014, uma nova forma de aplicação para a pecuária e desenvolveu, em parceria com uma empresa especializada em ciência de dados e processamento de imagens, uma solução robusta, capaz de atender de forma eficiente as demandas do setor. Essa tecnologia inovadora traz mais para perto do produtor a pecuária 5.0, possibilitando melhorias não só na gestão, mas na visão de um futuro digital.

“Utilizando uma metodologia de análise da conversão bioenergética das plantas capturada pelos dados dos satélites, a tecnologia desenvolvida em parceria com a Prodap consegue mapear semanalmente as áreas de interesse, acompanhando o desenvolvimento dos pastos mesmo à distância e sem problemas com adversidades climáticas. Por um tempo, tínhamos problemas em mapear as áreas em dias chuvosos ou nublados, pois não se tinha a imagem do terreno. Hoje, superamos esse obstáculo e mapeamos qualquer área, faça chuva ou faça sol”, complementa Lucas Pereira, head de Inovação da companhia.

A metodologia traz ainda outras vantagens, como a obtenção de dados históricos da área, a utilização de milhares de pontos amostrais por análise, geração de resultados em segundos e mantém os critérios de avaliação, ou seja, sem subjetividade na análise dos dados. “Destaque também que, no momento, estamos saindo de avaliação por altura de capim para de fato dar a oferta em quilograma por hectare, possibilitando uma assertividade e um planejamento melhor para o cliente. Sem dúvidas, é um grande avanço no jeito de se fazer pecuária”, finaliza Pereira.

Sobre a PRODAP

A Prodap é uma parceira para o desenvolvimento e inovação no campo. Com sede em Belo Horizonte (MG), a Prodap atua no agronegócio há mais de 40 anos e impulsiona a produtividade por meio de uma solução única na pecuária: a combinação de nutrição feita sob medida, consultoria e tecnologia. O resultado de tudo isso são negócios cada vez mais sustentáveis, criação de oportunidades para investidores, comunidades e o fortalecimento de um setor essencial para o País: a agropecuária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version