SEGS Portal Nacional

Agro

Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas devido à crise hídrica

  • Terça, 23 Novembro 2021 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Lívia Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Créditos Foto Manga: Alexandre Justino

Segundo maior produtor de frutas do Brasil e com três municípios entre os maiores produtores de manga no país, a Bahia enfrenta um período crítico de estiagem, além de incêndios. “O estado já tem 101 municípios com decretos de emergência por seca, atingindo de forma direta população de mais de um milhão de pessoas. A produção de alimentos também precisa de água”, informa Antônio Fonseca, supervisor regional da Korin Agricultura e Meio Ambiente.

É justamente na divisão entre Bahia e Pernambuco que fica o maior polo de produção da fruticultura brasileira. A cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, concentra importante parcela dos produtores de frutas frescas, especialmente manga e uva. As frutas produzidas ali são exportadas principalmente para o mercado europeu. Neste momento, os rios e barragens que abastecem a região registram o menor nível dos últimos quatro anos no mesmo período.

“Além de enfrentar redução de preços das frutas, os produtores também encaram um longo período de estiagem que afeta não só a Bahia, mas o Brasil todo”, afirma Antônio Fonseca. Segundo o supervisor da Korin Agricultura, pequenos e médios agricultores já começam a relatar perdas devido à seca.

Mesmo em situações de crise hídrica como o atual, o uso de bioinsumos nos cultivos contribui para diminuir o impacto devastador da seca. “Aplicando produtos biológicos via solo é possível manter o equilíbrio nutricional da planta, mesmo com suprimento reduzido de água. Os bioinsumos atuam na descompactação do solo, o que permite maior retenção de umidade. Eles também garantem mais resistência aos patógenos, dando assim melhores condições de produção”, explica Antonio Fonseca.

Para essas situações, a Korin Agricultura e Meio Ambiente, pioneira na produção de bioinsumos no Brasil, oferece FertPremium/Bokashi, tecnologia que atua diretamente nas melhorias das condições biológicas e hídricas do solo. Os compostos bioativos presentes na fórmula tornam eficaz o biossistema agrícola em favor da maior produção e consequente rentabilidades dos produtores.

A adoção de bioinsumos para o aumento da resiliência das plantas por meio de condicionamento biológico do solo vem ganhando força no Brasil. Segundo António Fonseca, trata-se de uma solução viável, já que é uma tecnologia de fácil preparo e menor custo. “Com o uso de bioinsumos, principalmente para melhoria do solo, as plantas ganham expansão radicular, acessando mais água e nutrientes presentes no solo”, completa.

Sobre a Korin Agricultura e Meio Ambiente

Pertencente ao Grupo Korin, a empresa oferece ao mercado soluções nas linhas agrícola, pecuária, compostagem e saneamento, além de produtos da linha casa e meio ambiente, todos produtos tem alta eficiência comprovada. Os bioinsumos da Korin são resultados de mais de 30 anos de pesquisas e inovações. Suas tecnologias são desenvolvidas sempre com base nos mecanismos que ocorrem em acordo com a Natureza, ou seja os princípios da Agricultura Natural. Essa filosofia foi criada pelo pensador e espiritualista japonês Mokiti Okada, que dá nome ao centro de pesquisa da companhia, sediada em Ipeúna (SP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version