SEGS Portal Nacional

Agro

Mês de vacinação contra aftosa é o momento certo para pesagem do rebanho

  • Sexta, 19 Novembro 2021 07:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos, com até 24 meses de idade, devem ser vacinados em novembro. Esta é a segunda etapa de imunização obrigatória contra a febre aftosa, doença altamente transmissível que causa febre, tremores e ferimentos nos animais e, mais do que isso, compromete a produtividade e a exportação de carne bovina. A vacinação ocorre em 19 estados que não são reconhecidos como zona livre da doença. “Como os animais precisam estar contidos para receber a vacina, está aí uma excelente oportunidade para o pecuarista fazer a pesagem do seu rebanho”, propõe José Dias Rossafa, gerente nacional de vendas da Coimma.

“Este é o momento ideal para a pesagem dos animais, uma vez que o mais difícil, o manejo, já foi feito. E esse processo é rápido, prático e com respeito ao conforto e bem-estar dos bovinos. Basta utilizar troncos de contenção modernos com balanças eletrônicas acopladas. Assim, os produtores aproveitam a contenção do gado, cumprem sua obrigação de vacinação e ganham um bônus, pois pode pesar os animais no equipamento”, assinala Zezinho, como é mais conhecido.

A pesagem periódica é essencial para o pecuarista avaliar o desempenho do rebanho para a correta tomada de decisão em cada situação. “O acompanhamento no ganho de peso diário dos animais é ideal para manter a boa produtividade. A pesagem periódica ajuda a identificar os animais com rendimento abaixo do esperado. São aqueles que comem muito e pesam pouco, e que assim corroem o lucro da pecuária”, comenta o especialista da Coimma.

A Coimma é líder no mercado de troncos e balanças para pecuária e oferece dois modelos de balanças portáteis para pesagem de animais, que podem ser acopladas em troncos de contenção: KM3-N com Barras de 1.150 mm e KM3 Plus com Barras de 1.150 mm.

“Estas balanças proporcionam tranquilidade para os pecuaristas. Elas foram desenvolvidas pelo departamento de engenharia da Coimma com o objetivo principal de cooperar com o aumento de produtividade na pecuária. Sabemos a importância das pesagens e oferecemos troncos confortáveis e práticos para trabalho nas fazendas. Dessa forma, juntamos os dois equipamentos, tendo balanças tecnológicas que trabalham associadas aos troncos”, destaca Zezinho.

Além das balanças acopláveis, a empresa desenvolveu a BalPass, balança extremamente moderna, com painéis solares para geração de energia própria. A BalPass possui a versatilidade como sua principal característica, podendo ser utilizada tanto no sistema a pasto quanto em confinamento.

“Assim como a pesagem, a vacinação contra a febre aftosa é essencial para a produtividade no Brasil. Os pecuaristas devem entender que rebanho pesado e vacinado proporciona uma pecuária com mais qualidade e maior segurança alimentar”, completa o gerente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jul 10, 2025 Agro

Equipamentos de contenção ajudam a garantir saúde…

Jul 09, 2025 Agro

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em…

Jul 08, 2025 Agro

Maranhão: milho e soja representam 90% da agricultura…

Jul 07, 2025 Agro

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador…

Jul 04, 2025 Agro

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta…

Jul 03, 2025 Agro

Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura…

Jul 02, 2025 Agro

Safra de cana-de-açúcar 2025/26: produtores adotam…

Jul 01, 2025 Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de…

Jun 30, 2025 Agro

Contagem de emergência com inteligência artificial…

Jun 26, 2025 Agro

Brasil registra safra histórica de milho em meio a…

Jun 25, 2025 Agro

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio…

Jun 24, 2025 Agro

Cuidados essenciais no nascimento de bezerros garantem…

Jun 23, 2025 Agro

Tecnologia ajuda produtor a economizar com decisões…

Jun 18, 2025 Agro

Soluções biológicas e novas genéticas de hortaliças são…

Jun 17, 2025 Agro

Focada na agricultura regenerativa, SBS Green Seeds…

Jun 16, 2025 Agro

IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version