SEGS Portal Nacional

Agro

Perspectivas e alinhamento com o setor produtivo é apresentado na Câmara Setorial de Aves e Suínos

  • Quinta, 18 Novembro 2021 09:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monalisa Leal Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A apresentação do plano de trabalho da nova gestão da Embrapa Suínos e Aves foi um dos temas da reunião ordinária da Câmara Setorial de Aves e Suínos, que ocorreu na terça-feira, dia 26, às 14 horas. O chefe geral Everton Luis Krabbe falou das perspectivas e alinhamento do trabalho com o foco no setor produtivo.

Krabbe apresentou as três diretrizes que sustentam seu plano de trabalho: P&D alinhado às demandas da cadeia produtiva, gestão com foco em eficiência e redução de custos e transferência de tecnologia para melhoria da imagem das cadeias de aves e suínos. "Trabalhar com o máximo da nossa capacidade para atuar na vanguarda e antecipar tendências para o potencial produtivo do setor. Esse é um dos pilares da nossa gestão", afirmou o pesquisador que assumiu a Embrapa Suínos e Aves no dia 1º de setembro.

O chefe geral destacou ainda que a equipe pretende atuar visando modelagens preditivas e agropecuária 4.0. "Estarmos voltados para a inovação aberta como uma estratégia para trazer a cadeia produtiva mais próxima da pesquisa e da agroindústria".

E o Programa Inova, que lidera as iniciativas InovaPork e InovaAvi voltadas às ideias de startups para as duas cadeias, é uma das iniciativas apontadas como ação de inovação. "Parcerias e projetos articulados com o segmento externo e de inovação são muito importantes e vamos estar atentos a isso, gerando captação de recursos e fomentando a pesquisa junto às empresas", frisou Everton.

A proximidade com as câmaras setoriais é outro ponto que integra o plano de trabalho. "Ouvir os anseios e as expectativas destes fóruns é fundamental para que a Embrapa possa atuar de maneira eficiente". Entre os desafios propostos pela equipe de gestão está a articulação para a criação de um fundo privado de pesquisa e a integração dos campos experimentais com a agroindústria. "Vamos avançar nessa proposta junto à direção da Empresa e parceiros para que tenhamos uma dinâmica mais assertiva em relação a manutenção dos campos experimentais", explicou Everton.

Sobre os projetos em andamento e o foco de pesquisa, o chefe geral destacou que a sanidade animal é uma das grandes frentes do plano de trabalho, destacando a atuação que a Unidade tem nos temas de modernização dos sistemas de inspeção em frigoríficos de suínos e de aves, reúso da cama de aviário, redução do uso de antimicrobianos na produção de suínos, além trabalhos com agentes patogênicos, como salmonela, influenza, pasteurella, por exemplo.

Ainda no tema sanidade, a Unidade atua fortemente na comunicação e conscientização dos riscos de enfermidades como PSA, Influenza dentre outras, salientando a importância das ações de biosseguridade. Ele ainda destacou os projetos de cereais de inverno para a alimentação animal - em uma parceria com a Embrapa Trigo, e bem-estar animal de suínos e de aves.

O meio ambiente e a sustentabilidade também estão entre os projetos que a Embrapa Suínos e Aves tem atuado, a exemplo do trabalho que vem sendo feito para definição dos pagamentos de serviços ambientais, a atuação na rede Biogás, a gestão ambiental de resíduos e dejetos da suinocultura e a destinação de animais mortos. "Meio ambiente é ponto chave, temos que ter convencimento e uma atuação forte. É isso que queremos continuar a fazer".

A prospecção e avaliação de custos de produção por meio da Central de Inteligência de Aves e Suínos - CIAS também foi comentada pelo chefe geral e deverá, em breve, agregar informações da cadeia de produção de ovos. "Essa é uma expectativa que vamos trabalhar". Essa perspectiva foi muito bem recebida pelo representante da Conab, relatando carência de informações públicas.

Ao final da apresentação, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos - ABCS Marcelo Lopes ressaltou que o trabalho da Embrapa vem ao encontro de todos os interesses da cadeia produtiva, não só para suinocultura e avicultura, mas para todo o agronegócio. "É fundamental esse trabalho e quanto mais forte a Embrapa, melhor para o agronegócio brasileiro", afirmou.

O presidente da Câmara Setorial de Aves e Suínos e da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, destacou que a Embrapa é uma grande parceira do setor, enfatizando a certeza de que o trabalho da nova gestão terá uma continuidade do que vem sendo feito. "A Embrapa é um dos nossos pilares, temos muito orgulho dela".

Solenidade oficial

A solenidade de posse da nova chefia da Embrapa Suínos e Aves será realizada no dia 10 de novembro, às 10h30, com a presença de Tiago Toledo Ferreira, diretor-executivo de Gestão Institucional. O momento será de apresentação das principais realizações da pesquisadora Janice Reis Ciacci Zanella durante os setes anos em que esteve à frente da gestão da Unidade e das perspectivas e propostas de trabalho do pesquisador Everton Krabbe, que assumiu em 1º de setembro.

O evento será realizado de presencial, com restrições de convidados e respeitando as normas de segurança para o controle à Covid-19, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube (https://youtu.be/yFku0OkenuI)

Anexa, sugestão de ilustração

Informamos que seus dados se encontram no mailing de mídia da Embrapa com a única finalidade de envio de sugestões de pauta. Os dados pessoais que temos em nossos registros são: nome, cargo, e-mail, telefone e endereço. Caso não queira constar mais no nosso mailing, por favor retorne esta mensagem solicitando a sua exclusão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version