SEGS Portal Nacional

Agro

Anapetro denuncia à CVM acordo entre Petrobrás e ANP sobre royalty da SIX

  • Terça, 16 Novembro 2021 09:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Perin
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro) ingressou na sexta-feira, 5, com denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra acordo feito entre a Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o pagamento de RS 559 milhões devidos aos royalties da produção de petróleo e gás na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.

O acordo, firmado no final do mês passado, garantiu abatimento de 50% no valor da dívida consolidada da Petrobrás, estimada originalmente em cerca de R$ 1,1 bilhão, e que vem sendo cobrada pela ANP ao longo de quase 20 anos.

A Anapetro questiona aspectos do acerto, e pede que a CVM investigue se houve abuso de poder e desvio de finalidade, contrário aos interesses da Petrobrás e de seus acionistas minoritários, apenas para tornar a SIX atraente para o mercado. A SIX está na lista da Petrobrás de empresas privatizáveis. A queixa da Anapetro à CVM acontece à véspera da realização, amanhã (9), de audiência pública sobre o acordo, promovida pela ANP.

A questão do pagamento de royalties da Six é fruto de controvérsias entre a companhia e ANP desde 2002. Ao longo desse período, a companhia foi condenada administrativamente pela ANP, em função de divergências sobre os valores dos royalties, e entrou com ações em sua defesa.

Na denúncia encaminhada à CVM, a Anapetro estranha e contesta o fato de a Petrobrás ter aberto mão de seus processos judiciais, antes mesmo de ter a sentença, e de ter firmado, subitamente, acordo com a ANP.

“Surpreende o fato de em controvérsia tão longa e complexa, com ações judiciais ainda sem decisões, a Petrobrás tenha firmado esse acordo milionário com a ANP. Isto leva a questionar se a empresa acelerou a negociação a fim de tornar possível a privatização da SIX”, diz o advogado Ângelo Remédio, do escritório Advocacia Garcez, que representa a Anapetro nesta causa.

“A Anapetro entende que o pagamento de royalties é necessário à atividade desenvolvida pela SIX, mas quer rigor da CVM para apurar se o acordo trará prejuízos à Petrobrás e aos acionistas minoritários”, destaca o presidente da Associação, Mário Dal Zot.

Para ele, a Petrobrás deve respeitar as decisões da ANP mas deve também contestar quando se sentir lesada, e não pode fazer com que o calendário de privatização das refinarias determine desta maneira o rumo de seus negócios.

No final do mês passado, a Anapetro já havia enviado ofício ao Conselho de Administração da Petrobrás alertando para riscos do acordo e cobrando transparência no processo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Nov 11, 2025 Agro

Entregas de fertilizantes crescem 9% em 2025 e indicam…

Nov 10, 2025 Agro

Variedade de alta performance aumenta rentabilidade no…

Nov 07, 2025 Agro

Cascos fortes e bem desenvolvidos contribuem para a…

Nov 06, 2025 Agro

Circuito Nelore de Qualidade: 1.100 animais serão…

Nov 05, 2025 Agro

Agricultura digital eleva eficiência e competitividade

Nov 04, 2025 Agro

Cevada brasileira caminha para safra recorde…

Nov 03, 2025 Agro

Produtividade e tolerância a doenças elevam o padrão…

Out 31, 2025 Agro

Nutrição de precisão revoluciona a pecuária ao aumentar…

Out 30, 2025 Agro

Vampiros do campo: sugadores ameaçam assombrar a…

Out 29, 2025 Agro

Previsão climática favorável eleva o alerta para…

Out 28, 2025 Agro

Cercas de alta resistência contribuem para o sucesso do…

Out 27, 2025 Agro

Planejamento da estação de monta reflete em melhoria na…

Out 24, 2025 Agro

Sanidade de Precisão: como dados genômicos estão…

Out 23, 2025 Agro

Irrigação ajuda na redução de emissões dos gases do…

Out 22, 2025 Agro

Agro FTI celebra crescimento em faturamento com série…

Out 21, 2025 Agro

Fungicidas entregam resultados robustos no manejo de…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version