SEGS Portal Nacional

Agro

Anapetro denuncia à CVM acordo entre Petrobrás e ANP sobre royalty da SIX

  • Terça, 16 Novembro 2021 09:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Perin
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro) ingressou na sexta-feira, 5, com denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra acordo feito entre a Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o pagamento de RS 559 milhões devidos aos royalties da produção de petróleo e gás na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.

O acordo, firmado no final do mês passado, garantiu abatimento de 50% no valor da dívida consolidada da Petrobrás, estimada originalmente em cerca de R$ 1,1 bilhão, e que vem sendo cobrada pela ANP ao longo de quase 20 anos.

A Anapetro questiona aspectos do acerto, e pede que a CVM investigue se houve abuso de poder e desvio de finalidade, contrário aos interesses da Petrobrás e de seus acionistas minoritários, apenas para tornar a SIX atraente para o mercado. A SIX está na lista da Petrobrás de empresas privatizáveis. A queixa da Anapetro à CVM acontece à véspera da realização, amanhã (9), de audiência pública sobre o acordo, promovida pela ANP.

A questão do pagamento de royalties da Six é fruto de controvérsias entre a companhia e ANP desde 2002. Ao longo desse período, a companhia foi condenada administrativamente pela ANP, em função de divergências sobre os valores dos royalties, e entrou com ações em sua defesa.

Na denúncia encaminhada à CVM, a Anapetro estranha e contesta o fato de a Petrobrás ter aberto mão de seus processos judiciais, antes mesmo de ter a sentença, e de ter firmado, subitamente, acordo com a ANP.

“Surpreende o fato de em controvérsia tão longa e complexa, com ações judiciais ainda sem decisões, a Petrobrás tenha firmado esse acordo milionário com a ANP. Isto leva a questionar se a empresa acelerou a negociação a fim de tornar possível a privatização da SIX”, diz o advogado Ângelo Remédio, do escritório Advocacia Garcez, que representa a Anapetro nesta causa.

“A Anapetro entende que o pagamento de royalties é necessário à atividade desenvolvida pela SIX, mas quer rigor da CVM para apurar se o acordo trará prejuízos à Petrobrás e aos acionistas minoritários”, destaca o presidente da Associação, Mário Dal Zot.

Para ele, a Petrobrás deve respeitar as decisões da ANP mas deve também contestar quando se sentir lesada, e não pode fazer com que o calendário de privatização das refinarias determine desta maneira o rumo de seus negócios.

No final do mês passado, a Anapetro já havia enviado ofício ao Conselho de Administração da Petrobrás alertando para riscos do acordo e cobrando transparência no processo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version