SEGS Portal Nacional

Agro

Acervo da Fundação Bunge preserva rica memória sobre o funcionamento dos primeiros moinhos do Brasil

  • Sexta, 12 Novembro 2021 07:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Barbieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Até o final deste ano, a produção de trigo no Brasil deve atingir um recorde de 8,6 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O cereal é considerado ingrediente fundamental para a produção de boa parte dos alimentos básicos, feitos a partir da farinha, como bolos, massas e o pão, além da cerveja. E neste 10 de novembro é o dia de celebrar esse item tão importante e presente em vários alimentos que consumimos: o Dia do Trigo.

O Centro de Memória Bunge possui um dos acervos mais completos de memória empresarial do Brasil, com uma série de registros sobre a história deste cereal e dos primeiros moinhos do País. Isso porque a Bunge, uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do país atualmente, instalou seu primeiro moinho na cidade de Santos (SP) em 1905. Posteriormente, adquiriu em 1914 outra instalação que se tornaria importante na história da moagem brasileira, o Moinho Fluminense, no Rio de Janeiro, tombado em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As atividades foram encerradas recentemente por lá, em 2016.

“Vale relembrar que, durante décadas, o Moinho Fluminense foi palco de momentos históricos do País, como a eclosão da Revolta Armada de 1893, que levou Rui Barbosa - primeiro Ministro da Fazenda da era Republicana - a buscar refúgio dentro do Moinho Fluminense, com ajuda do seu amigo Carlos Gianelli, então proprietário do local. Nosso acervo mantém registros riquíssimos desse local, tão importante para a história do Brasil”, destaca Claudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

Desde então a produção do trigo, assim como de outros grãos, se intensificou. Atenta ao cenário, a Bunge passou a exaltar a produção nacional do trigo em campanhas pelas cinco regionais federativas. Desta forma, a Bunge tornou-se não só um ícone relacionado à difusão do grão no país, como também para a cultura do consumo de trigo e pão no Brasil.

“Entre os materiais que se destacam no nosso acervo estão um vídeo institucional (de 1987, produzido por Jean Manzon - o fotógrafo francês radicado no Brasil conhecido por inovar o fotojornalismo brasileiro) sobre a produção no Moinho Fluminense. A preservação de vídeos e imagens como estes é essencial para que possamos observar os avanços e valorizar grandes feitos que no permitiram chegar ao nível de industrialização que alcançamos hoje”, finaliza Claudia.

Curiosidades sobre a história do trigo no Brasil:

- O trigo chegou ao Brasil pelas mãos de Martim Afonso de Sousa, que aportou no litoral paulista em 22 de janeiro de 1532, onde fundou a Vila de São Vicente, a primeira cidade brasileira. Na sua esquadra de cinco embarcações, o colonizador trouxe matriz de frutas, hortaliças e cereais – entre eles, o trigo.

- Ao contrário do clima temperado europeu, de estações do ano bem distintas, o calor constante do trópico fazia o trigo crescer, dar flores e murchar sem deixar grãos. Mal havia “nascido”, o Brasil precisava importar trigo, necessidade que se mantém até hoje: o País jamais atingiu a autossuficiência na produção de trigo, nem mesmo em 1987, ano de safra recorde de mais de 6 milhões de toneladas.

- A participação estrangeira nos primeiros moinhos do País, como foi o caso do Moinho Santista contribuiu para a modernização da indústria moageira nacional – no processo, ajudando a finalmente disseminar o trigo na mesa do brasileiro, 400 anos após o descobrimento.

- Em 1987, o Brasil alcançaria sua safra recorde: 6.126.800 toneladas de trigo produzidas (mais de 80% das quais, oriundas do Paraná e do Rio Grande do Sul). Um número ainda insuficiente em termos de mercado, mas imenso para um país que, menos de um século antes, nem mesmo tinha o costume de comer pão.

Sobre o Centro de Memória

O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 e traz preservada e acessível ao grande público a história de mais de 100 anos da Bunge no Brasil, na forma de mais de 1,5 milhão de documentos cartográficos, iconográficos, filmográficos e textuais, entre outros. Um patrimônio que narra não apenas a trajetória da Bunge no País, como a evolução dos valores, costumes e modos de organização da própria sociedade brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version