SEGS Portal Nacional

Agro

Centro de pesquisa em agricultura digital da Embrapa tem novo nome

  • Quarta, 10 Novembro 2021 08:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziella Galinari
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A partir de novembro, data em que comemora 36 anos de fundação, a Embrapa Informática Agropecuária passa a se chamar Embrapa Agricultura Digital. A alteração do nome síntese da Unidade, aprovada pela diretoria-executiva da Empresa, representa um reposicionamento da marca do centro de pesquisa alinhada ao contexto atual de transformação digital na agricultura, que é seu foco de atuação.

Um dos pilares estratégicos para inovação definidos no VII Plano Diretor da Embrapa, a agricultura digital já é uma realidade no campo. Pesquisa realizada em 2020, em parceria com o Sebrae e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrou que 84% dos agricultores brasileiros utilizam ao menos uma ferramenta digital no processo de produção. Os avanços em inteligência artificial, bioinformática, blockchain e internet das coisas aplicadas à agricultura e a convergência de tecnologias também têm sido fundamentais para o desenvolvimento científico em diferentes temas de interesse do setor produtivo, visando à sustentabilidade, competitividade e agregação de valor.

Embrapa na Era da Agricultura Digital

No dia 25 de novembro, a partir das 9h, o evento “Embrapa na Era da Agricultura Digital”, com a participação de parceiros e autoridades, será mais uma oportunidade para apresentação do novo nome da Unidade. Na ocasião, será lançado estudo para a criação de um corredor tecnológico no estado de São Paulo e apresentada a nova infraestrutura de data center da Embrapa Agricultura Digital, que dará suporte à demanda por processamento de grandes volumes de dados.

A programação terá ainda um webinar que vai abordar o uso da Plataforma AgroAPI Embrapa para geração de novas soluções digitais com parceiros e clientes, o exemplo da aplicação de blockchain na cadeia sucroenergética e a tecnologia de edição gênica utilizada em pesquisas para adaptação de culturas agrícolas às mudanças climáticas. O evento será transmitido no canal da Embrapa no YouTube.

Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, explica que além de fortalecer a presença no ecossistema de inovação, o objetivo com a mudança do nome é englobar de maneira mais ampla as vertentes de pesquisa e desenvolvimento da Unidade. “Nossa atuação abrange todos os elos das cadeias produtivas. Na pré-produção (ou antes da porteira), as tecnologias digitais vêm apoiando a análise de big data para pesquisa de novos genes e modelos de risco climático. Softwares e aplicativos também já são utilizados pelo agricultor na etapa de produção para a gestão da propriedade. E na pós-produção, novas soluções estão sendo desenvolvidas para a certificação de produtos mais sustentáveis e a rastreabilidade até o consumidor”, afirma.

Ela destaca estudo recente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que afirma que as tecnologias digitais serão mais disruptivas e transformadoras no meio rural do que o experimentado no período da revolução industrial e serão determinantes para o aumento da produtividade. O consumidor final também tem papel importante, mais empoderado e preocupado com nutrição e saúde, e serão as novas tecnologias quem darão a transparência exigida no processo de produção.

“Esse cenário de oportunidades também impõe desafios, como a necessidade de ampliar a conectividade no campo e melhorar o acesso de todos a tecnologias de ponta, mas é certo que esta agricultura cada vez mais suportada por conteúdo digital será fundamental para o Brasil seguir ampliando sua capacidade de produção com sustentabilidade ambiental, social e econômica”, completa Massruhá.

A Unidade

Localizada em Campinas (SP), a Embrapa Agricultura Digital atua de forma multidisciplinar focada no desenvolvimento de soluções, softwares, sistemas e aplicativos móveis para atender demandas do setor produtivo e apoiar políticas públicas como o Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o projeto TerraClass, iniciativa da Embrapa e Inpe para monitoramento do uso e cobertura da terra na Amazônia Legal e Cerrado.

Nos últimos três anos, o centro liderou mais de 40 projetos financiados pela Embrapa e por fontes externas. Entre eles, destacam-se pesquisas com drones para monitoramento das pastagens e do rebanho bovino, o uso de visão computacional e inteligência artificial na fruticultura de precisão, o desenvolvimento de ferramentas digitais para a avaliação do balanço de carbono e a aplicação da internet das coisas na irrigação inteligente e em sistemas de integração lavoura-pecuária floresta (ILPF), além da geração de aplicativos móveis de apoio à tomada de decisão, como o Zarc Plantio Certo e o Roda da Reprodução.

Neste período, a Embrapa Agricultura Digital também firmou cerca de 80 acordos e convênios de cooperação técnica, estabelecendo parcerias estratégicas com governos, instituições de pesquisa e ensino, empresas privadas, cooperativas, associações e entidades de assistência técnica e extensão rural.

A Unidade também tem intensificado sua contribuição para o ecossistema de inovação em agricultura digital por meio de iniciativas voltadas ao mercado de soluções digitais, seja promovendo programas de aceleração tecnológica de startups, como o TechStart Agro Digital, como também ofertando informações e modelos gerados pela Embrapa através da Plataforma AgroAPI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version