SEGS Portal Nacional

Agro

Rotina do Boi: como o básico faz a diferença no desenvolvimento de rebanhos

  • Sexta, 05 Novembro 2021 07:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Atalla
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Quem já parou para observar um boi na natureza e acompanhou os comportamentos expressados pelo gado ao longo do dia? Se sim, é possível perceber que os animais mantêm os mesmos hábitos diariamente. A Prodap, empresa mineira de soluções para a pecuária de corte, leite e fábricas de ração animal, destaca como funciona a “rotina do boi” e orienta sobre os principais elementos para o desenvolvimento saudável do rebanho.

Primeiramente, é importante ressaltar que a vida do bovino pode ser resumida em três períodos – alimentação, ruminação e ócio. Dia a dia, o gado expressa esses hábitos, ou seja, sua rotina diária.

“Os animais geralmente ‘malham’ sempre no mesmo local, fazendo os chamados ‘malhadores’ do pasto, e sempre estarão em lugares específicos em determinados horários. Geralmente, são três ondas de pastejo. A primeira é de menor duração, começando na madrugada, e há outra de maior duração, que se dá antes do nascer do sol até algumas horas após a alvorada. Um terceiro ciclo ocorre no final do dia, depois que o tempo está mais fresco”, explica Guilherme Reis, diretor de Conhecimento da Prodap.

E o que fazem quando não estão pastejando?

Normalmente, o gado usa esse tempo fora do pastejo para ruminação, para o ócio, para beber água e para lamber sal; e também há uma rotina dessas atividades.

“Além disso, quando os animais são conduzidos para o confinamento, observamos também uma rotina, com os horários de maior consumo da dieta ofertada, e horários de descanso e de ruminação muito bem estabelecidos”, complementa Reis

O mais interessante é que essa “rotina do boi” está totalmente correlacionada com o desempenho animal. As decisões tomadas no dia a dia pelo time de campo das fazendas e as estruturas colocadas para produção animal vão interferir diretamente no desempenho que o gado vai expressar, e isso é fundamental para tomada de decisão.

O básico para o melhor desempenho

Ingestão de água

A água é o nutriente mais consumido diariamente pelos animais. Sem a sua correta ingestão, não há maximização do desempenho. Pensando na estrutura do pasto, a posição da água tem total interferência no desenvolvimento do rebanho.

“Temos alguns fatores envolvidos nessa questão. O mais importante é a distância que um bovino tem predisposição a andar até alcançar a água. O tamanho adequado de um pasto, com água no canto, é em torno de 6,6 ha. Enquanto se a aguada for no centro do pasto, pode chegar até 25 ha. O posicionamento do bebedouro e tamanho do pasto vão interferir diretamente em como ocorrerá o pastejo e também o consumo de água”, comenta o especialista da Prodap.

Pastos grandes tendem a não ser uniformes. As áreas próximas ao bebedouro vão concentrar o pastejo e, por consequência, os locais mais distantes (acima dos 365 metros) costumam ter sobra excessiva de pasto. “Muitas vezes o pecuarista define a lotação do rebanho pelo tamanho do pasto. Nesses casos, o gado vai ter um desempenho abaixo, pois apesar de ter capim, não haverá o consumo como previsto”, afirma Reis.

Sal à vontade

Outro ponto importante na “rotina do boi”, apesar de parecer banal, é sempre ter sal à disposição no cocho. A experiência prática de alguns anos na atividade demonstra os impactos da falta de produto no cocho, levando a um aumento de consumo do suplemento, mas com ganho médio diário menor. Isso ocorre devido aos bois dominantes consumirem tudo primeiro, deixando os submissos sem a ingestão do suplemento em quantidades adequadas.

“Gerenciar a rotina do boi, com as soluções oferecidas pela Prodap, nos permite entender seu comportamento e compreender todos os pontos de melhoria e ajustes necessários de processos. Acreditamos, cada vez mais, que esse é um caminho sem volta. Fazemos hoje grande parte deste trabalho pelas informações coletadas pelas equipes de campo e já estamos implementando sensores. Assim, conseguimos monitorar a localização geoespacial dos animais, gravamos essa informação a cada intervalo de tempo pré-determinado, e passamos a conhecer onde e quando o rebanho pasteja”, finaliza Reis.

Sobre a PRODAP

Com matriz em Belo Horizonte (MG), a PRODAP atua no ramo do agronegócio há mais de 40 anos com nutrição animal, prestação de consultoria especializada e desenvolvimento de softwares para o setor, atua na transformação da pecuária nacional e atende as maiores empresas do segmento no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version