SEGS Portal Nacional

Agro

Embrapa colabora na regulamentação das casas de farinha do estado do Pará

  • Quinta, 21 Outubro 2021 09:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Embrapa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Embrapa Amazônia Oriental integra Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará

A produção de farinha de mandioca tem agora regulamentação da Agência de Defesa Agropecuária do Pará. A Embrapa Amazônia Oriental integra Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará (Fórum IGMCPA) e participou da elaboração dos critérios técnicos da portaria n.º 5314, publicada em setembro.

A portaria trata sobre a regulamentação dos procedimentos para autorização e operacionalização das casas de farinha e do produto farinha de mandioca do estado do Pará, enquadrados nos critérios de produção artesanal e industrial. A portaria visa manter a qualidade do produto e o cumprimento de normas de segurança alimentar.

O trabalho, resultado de uma demanda do Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará (Fórum IGMCPA) – este formado por 31 instituições -, contou com a participação da Embrapa Amazônia Oriental em dois momentos. Primeiro, na participação das reuniões do fórum e no segundo momento, na elaboração dos critérios técnicos da portaria.

A analista da Embrapa Amazônia Oriental Sheila Melo lembra que no ano passado, durante reunião no fórum, foi debatida a necessidade de uma regulamentação quanto aos procedimentos para autorização e operacionalização das casas de farinha da Bragança, requisito necessário para obtenção da certificação de Indicação Geográfica (IG) para o produto farinha de Bragança no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “Estávamos buscando solucionar um problema de comercialização da farinha de Bragança e acabamos conseguindo contemplar todas as casas de farinha do estado do Pará”, afirma Sheila, animada com a aprovação desta política pública para o território paraense.

Em seguida, um grupo de trabalho foi formado para elaboração da norma. A pesquisadora Laura Abreu, do Laboratório de Agroindústria, foi indicada pela Embrapa a colaborar na construção do documento. A ela coube desenvolver, em parceria com técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os critérios técnicos da portaria.

Para a pesquisadora Laura Abreu foi uma satisfação participar da elaboração da norma, porque foi possível contribui a partir da visão que ela já tinha na prática. “Como trabalhamos em um projeto para verificar a qualidade das farinhas na região e tivemos que reproduzir o processo artesanal, nós tínhamos visto na prática várias questões que tinham deficiências e que apareceram nos resultados das análises, de certa forma. Então, nós tínhamos informações técnicas que contribuíram muito para a elaboração da portaria,” explica a pesquisadora.

De acordo com o levantamento, a maioria das casas de farinha paraense são de pequenos processadores artesanais. “Eles têm dificuldade financeira e de suporte técnico para construir um ambiente adequado que não resulte em problemas higiênicos-sanitários para o produto. Assim, a portaria está adequada, de forma, a não onerar muito para o pequeno produtor”, afirma Laura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version