SEGS Portal Nacional

Agro

Programa Adjuvantes da Pulverização lança selo oficial para certificar funcionalidade de produtos

  • Quinta, 14 Outubro 2021 09:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Adjuvantes agrícolas analisados no Centro de Engenharia e Automação (CEA), órgão do Instituto Agronômico de SP, poderão estampar na embalagem aval de funcionalidade e de proficiência técnica nas aplicações a campo

Seis empresas com origem no Brasil e no exterior serão as primeiras a contar com o selo de certificação de funcionalidade do programa Adjuvantes da Pulverização, uma iniciativa de caráter público-privado liderada pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. O selo oficial será lançado em cerimônia* que ocorre nesta quinta-feira, 7, com a presença do diretor geral do IAC, Marcos Landell e de companhias de adjuvantes.

Coordenador do programa Adjuvantes da Pulverização e diretor do CEA-IAC, localizado na cidade de Jundiaí (SP), o pesquisador Hamilton Ramos afirma que a introdução do selo no mercado constitui um passo estratégico, para assegurar a confiabilidade dos adjuvantes agrícolas comercializados no País.

Conforme explica Ramos, adjuvantes constituem produtos adicionados à calda de defensivos agrícolas, no momento da aplicação destes. “Adjuvantes auxiliam na eficácia e na segurança da pulverização e do controle fitossanitário, por apresentar efeitos como espalhante, umectante ou penetrante, entre outros. Associar um adjuvante de funcionalidade imprecisa a um defensivo de boa qualidade põe em xeque o investimento na lavoura”, adverte Ramos.

As primeiras empresas a adquirir o direito de uso do selo, acrescenta Ramos, submeteram suas linhas de produtos às análises de funcionalidade do CEA-IAC ao longo dos últimos dois anos. São elas: Agrocete Indústria de Fertilizantes, Apex Agro Insumos Agrícolas, Equilex Chemicals, Momentive Performance Materials, Thera Química e Vittia Fertilizantes e Biológicos.

Sem registro no País - De acordo com o diretor do CEA-IAC, adjuvantes agrícolas fabricados no Brasil não contam com registro no Ministério da Agricultura. “Tais produtos não estão submetidos às rígidas exigências que regulam o setor de defensivos agrícolas, daí a necessidade de o próprio mercado buscar soluções para comprovar a funcionalidade das marcas de adjuvantes vendidas no País”, salienta Ramos.

Segundo Ramos, o Centro de Engenharia do IAC-SP propõe há mais de 20 anos a classificação de adjuvantes por funcionalidade. “Defendemos que critérios e métodos empregados na avaliação da funcionalidade de adjuvantes agrícolas sejam discutidos com fabricantes, pesquisadores e usuários dos produtos, no âmbito de câmaras técnicas como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O objetivo é desenvolver um conjunto de normas que respaldem um Sistema Oficial de Certificação, mas este processo leva tempo.”

Coopercitrus e comercialização – Maior cooperativa de produtores do Estado de São Paulo, com ramificações em Minas Gerais e Goiás, a Coopercitrus também estará presente no evento de Jundiaí. Recentemente, o programa Adjuvantes da Pulverização e a cooperativa firmaram termo para certificação de funcionalidade de adjuvantes. Pelo acordo, a cooperativa indicará a fabricantes de produtos do gênero que os avaliem no laboratório do CEA/IAC.

Segundo informou, a Coopercitrus passará a comercializar somente adjuvantes agrícolas reconhecidos pelo Selo de Funcionalidade do programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.

*Serão observados no evento todos os protocolos sanitários prescritos pelo Plano São Paulo, do Governo do Estado de SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version