SEGS Portal Nacional

Agro

Pandemia leva as pessoas a cultivarem seus próprios alimentos

  • Quinta, 23 Setembro 2021 10:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Pimentel
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com o isolamento social e o medo da contaminação do Covid-19, muitos tentam cultivar seus próprios alimentos em casa

Valter Casarin,
Coordenador Científico NPV

Alguns anos atrás, a onda de produzir alimentos nos espaços urbanos começou a crescer. Este "passatempo" é uma forma de trazer o verde para dentro de casa, mas principalmente uma atividade para diminuir o estresse da vida da cidade e produzir seu próprio alimento. Além da produção de alimentos, a agricultura urbana é um espaço importante para cultivar plantas medicinais importantes para o aumento da imunidade.

A pandemia do Covid-19 teve muitas repercussões importantes, como a falha nos sistemas de saúde pública, o enfraquecimento da saúde mental das pessoas, a desaceleração econômica ou mesmo uma lacuna flagrante entre ricos e pobres. Mas há outro aspecto que está lentamente afetando o mundo. Trata-se do medo de uma escassez de alimentos. Em muitos lugares, onde medidas de isolamento social foram impostas para conter a propagação do vírus, foram relatadas compras de mantimentos em excesso. Enquanto muitos se viram diante de prateleiras vazias em supermercados, descobrimos que grande parte de nossa população é incapaz de produzir o próprio alimento. O que nos conforta são os relatos de que a segurança alimentar global ainda não foi comprometida.

De fato, os países em desenvolvimento estão atualmente em risco e distúrbios de fome. Além disso, os ricos não devem considerar a escassez de alimentos, devido à pandemia, como um problema reservado aos pobres. E é nesse contexto de incerteza que o conceito de agricultura urbana está ganhando popularidade. De fato, a pandemia mudou um pouco o modo de vida de parte da população. Hoje é possível ter hortas que são perfeitamente adequadas para os apartamentos, mesmo para aqueles menores. A Internet é uma grande aliada para obtenção de kits de bricolage para ajudar as pessoas a cultivarem sua própria horta em qualquer lugar.

O conceito de auto-suficiência alimentar existe há algum tempo, mas parece que o coronavírus levou muitas pessoas a adotá-lo como uma medida de emergência. A preocupação com a origem dos seus alimentos. Segundo as Nações Unidas, 68% da população mundial, dois terços, viverá nas cidades até 2050. Essa tendência se torna ainda mais interessante. Segundo alguns especialistas, a pandemia pode realmente levar a algumas tendências, provavelmente para sempre.

Outro fato interessante é a pandemia estar alimentando radicalmente conversas sobre autossuficiência. Talvez esteja relacionado às nossas vulnerabilidades coletivas, que nos levam a buscar medidas que nos salvem de muita ansiedade diante de um futuro incerto. Dados levantados de pesquisas do Google, nos Estados Unidos, mostraram que o termo "agricultura doméstica" aumentou 50% no mês passado, enquanto que pesquisas relacionadas à "criação de galinhas" tiveram acréscimo de 75%. Isso demonstra que o assunto "segurança alimentar" é um tema de grande importância neste momento.

Em todo esse contexto de produzir seu próprio alimento, não podemos esquecer que as plantas também necessitam se alimentar corretamente de forma equilibrada. O insumo que irá permitir ter plantas com qualidade nutricional, caso os solos usados para o cultivo não forneçam adequadamente, é o fertilizante. O fertilizante é um produto destinado a fornecer os nutrientes essenciais para as plantas e, consequentemente, irão servir para a nossa alimentação.

Nutrientes para a Vida

A NPV- Nutrientes para a Vida nasceu da iniciativa de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da NFL – Nutrientes For Life (fundação norte-americana) no Brasil e vislumbrando o aumento da produção agropecuária sem a expansão de novas áreas para cultivo, a NPV, que trabalha somente com informações baseadas em conhecimento científico, acredita que orientar e impactar positivamente a cadeia oferecerá melhores oportunidades para o incremento produtivo. E por isso, sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

A NPV tem sua sede no Brasil, braço da NFL - Nutrientes For Life (fundação norte-americana), e mantida pela ANDA e operada pela BioMarketing contando com parceiros como Esalq/USP, IAC, UFMT, IPNI e UFLA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Nov 06, 2025 Agro

Circuito Nelore de Qualidade: 1.100 animais serão…

Nov 05, 2025 Agro

Agricultura digital eleva eficiência e competitividade

Nov 04, 2025 Agro

Cevada brasileira caminha para safra recorde…

Nov 03, 2025 Agro

Produtividade e tolerância a doenças elevam o padrão…

Out 31, 2025 Agro

Nutrição de precisão revoluciona a pecuária ao aumentar…

Out 30, 2025 Agro

Vampiros do campo: sugadores ameaçam assombrar a…

Out 29, 2025 Agro

Previsão climática favorável eleva o alerta para…

Out 28, 2025 Agro

Cercas de alta resistência contribuem para o sucesso do…

Out 27, 2025 Agro

Planejamento da estação de monta reflete em melhoria na…

Out 24, 2025 Agro

Sanidade de Precisão: como dados genômicos estão…

Out 23, 2025 Agro

Irrigação ajuda na redução de emissões dos gases do…

Out 22, 2025 Agro

Agro FTI celebra crescimento em faturamento com série…

Out 21, 2025 Agro

Fungicidas entregam resultados robustos no manejo de…

Out 20, 2025 Agro

Marrãs e leitões sofrem com os impactos da Síndrome da…

Out 17, 2025 Agro

Safra 2025/26: plantio de soja avança no Brasil e Mato…

Out 16, 2025 Agro

Cenoura híbrida transforma desafios climáticos em…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version