SEGS Portal Nacional

Agro

Laminite atinge cerca de 20% dos equinos. Entenda os sintomas e tratamentos

  • Terça, 17 Agosto 2021 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Casos de inflamação nos cascos dos cavalos são muito comuns. É o caso da laminite, popularmente conhecida como aguento, que atinge em média de 15% a 20% dos equinos, segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Para o médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Syntec do Brasil, a seriedade do problema exige muita atenção dos técnicos, tratadores e proprietários. Afinal, uma inflamação grave pode tirar o cavalo de circulação por muito tempo. “Detectado o problema, os animais precisam ficar em repouso absoluto durante o tratamento. Os prejuízos são evidentes, pois além das despesas clínicas os animais ficam fora de atividade”, destaca Vechiato.

Os principais fatores relacionados à laminite são os distúrbios metabólicos no organismo do animal, que promovem a chamada vasoconstrição periférica dos vasos sanguíneos dos cascos. “Ou seja, ocorre a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos que ficam ao redor das estruturas internas do casco, causando um quadro de isquemia (redução ou suspensão da irrigação sanguínea). Como isso, acontece o processo inflamatório”, explica o especialista da Syntec do Brasil.

O principal sintoma é a dor intensa, que pode causar aumento da temperatura na superfície do casco e do pulso das artérias próximas à região. Com isso, o animal altera a distribuição de peso nos membros (evitando a pata acometida), provocando claudicação, sobrecarga nos membros posteriores, rejeição ao realizar a pinça de casco, resistência à locomoção, tremores musculares, respiração ofegante, aumento da temperatura retal e da frequência cardíaca, mucosas mais avermelhadas que o normal, falta de apetite e ansiedade.

A laminite pode atingir qualquer equino. Porém, é mais comum em que cavalos que não recebem os cuidados sanitários básicos ou que sofrem com manejo inadequado. “Estão mais suscetíveis à doença os cavalos que ingerem carboidratos em excesso, além dos obesos, aqueles com imunidade baixa (propensos a ter infecções), os que passaram por tratamento com anti-inflamatórios esteroidais ou que apresentam alguma doença endócrina relacionada”, esclarece Thales Vechiato.

Segundo o especialista, o tratamento da laminite inclui diversos passos, como repouso total das atividades esportivas e da lida e tratamento com anti-inflamatórios e curativos feitos diariamente nos locais inflamados. “Além disso, também recomendamos o casqueamento frequente, duchas frias diárias, botas ortopédicas e atenção ao local onde fica. Em caso de baias, aumentar a altura da cama com materiais maciços para aliviar impactos diretos nos cascos”.

Thales Vechiato orienta o uso do anti-inflamatório Maxitec Injetável, da Syntec, para o auxílio no tratamento da laminite. “Maxitec auxilia no alívio rápido das inflamações e das dores, causando maior conforto aos equinos. Por ter mais concentração de Meloxicam, possibilita menor volume por aplicação, além de oferecer excelente custo-benefício”. Vechiato orienta o uso de Maxitec Injetável em conjunto com demais anti-inflamatórios usualmente utilizados em casos de laminite.

Sobre a Syntec

A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version