SEGS Portal Nacional

Agro

Agricultura 4.0: o poderoso e promissor mercado para a Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Quinta, 29 Julho 2021 08:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Vella
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

*Por Mario Gervais

Mais de nove bilhões de pessoas no planeta para alimentar-se nos próximos 40 anos. Essa é a previsão feita pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Imagine o quanto será necessário para gerar comida o suficiente para todos? O quanto de cada grupo alimentar tais como os sais minerais, fibras, carboidratos, gordura e proteína, deverão ser gerados para alimentar todo o planeta?

A demanda mundial de alimentos vem em uma crescente bastante expressiva nos últimos tempos e, consequentemente, para que possamos atender toda essa população, e toda essa estimativa projetada do aumento da população mundial, será necessário produzir uma grandeza de aproximadamente 70% mais grãos e cereais em geral, frutas, legumes, entre outros, para que seja possível suprir as necessidades de todos os países.

Com este cenário, o Brasil possui inúmeras possibilidades de crescimento econômico. Nos últimos anos, tivemos uma mudança bem razoável, no que diz respeito às importações de alimentos. Antigamente, o cenário era de necessidade de se importar alimentos, e hoje, o país está se tornando um dos maiores exportadores de alimentos no mundo.

Surge então, o que foi chamado de Agricultura 4.0, também, denominada, agricultura de precisão e, mais além, agricultura digital. É uma revolução que está totalmente conectada com as tecnologias do mundo digital. Plataformas digitais com forte viés de integração e análise de dados, começaram a surgir por volta de 2017, no Brasil, chegando ao campo, oferecendo soluções de automatização e customização de toda a cadeia produtiva.

Do ponto de vista tecnológico, temos muitos conceitos envolvidos e utilizados para esta transformação digital. Vai desde a biotecnologia até a infraestrutura de alta conectividade, para otimizar todas as etapas do ciclo produtivo.

Aplicações reais de automação utilizando IoT (Internet das coisas) com sensores conectados ao maquinário e dispositivos móveis, Big Data (armazenamento de dados em larga escala), conectividade de alta performance com a adesão do 5G em campo; GIS (Geographical Information System) para o monitoramento e coleta de dados, processamento e geração de dados para tomada de decisões. Enfim, podemos aplicar de forma clara e real conceitos e ferramentas relacionadas ao BI (Business Intelligence), BA (Business Analytics), Machine Learning e Deep Learning.

Por meio de uma infraestrutura planejada e dimensionada para coletar um volume em larga escala de dados (Big Data) como, por exemplo, dados sobre o clima, pragas, análise de solo, análise de mercados, informações sobre insumos, bolsa de valores, informações sobre política e questões sanitárias, é possível a criação de modelos preditivos cada vez mais inteligentes. Isso é a aplicação com forte viés de ferramentas e conceitos de Data Science.

Portanto, hoje, temos um verdadeiro arsenal, com poderosas ferramentas para trazer inúmeros benefícios aos produtores rurais, tais como: redução de custos, aumento da eficiência produtiva e territorial, base histórica para melhorias contínuas de processo e conhecimento científico, aperfeiçoamento da produção e cadeias produtivas, monitoramento e tratamento do desperdício.

Fazer mais com menos!

Há ainda, melhores condições de se manter o equilíbrio ambiental e respeitar os limites ecológicos do nosso planeta com alta produtividade.

Resumindo: a Agricultura 4.0 ou de precisão é uma plataforma sistêmica, tecnológica, integrada e conectada que está revolucionando a vida no campo rural. Baseia-se no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e já é uma realidade. As oportunidades deste mercado para as empresas de tecnologia e relacionadas são inúmeras. O paradigma de se produzir mais com menos é inevitável e necessária.

Bem-vindos ao presente e ao futuro.

*Mario Gervais é Head of Big Data & Analytics na ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version