SEGS Portal Nacional

Agro

Conhecidos os vencedores da 2ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

  • Segunda, 28 Junho 2021 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A segunda etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada entre os dias 14 e 15 de junho em Pontes e Lacerda (MT), anuncia os seus vencedores. Roberto Jonas de Macedo, da Fazenda Buriti (Vila Bela da Santíssima Trindade/MT), ficou com a Medalha de Ouro em Melhor Lote de Carcaças de Machos, e Irineu Marcos Parmeggiani, da Fazenda Leticia II (Campos Júlio/MT), recebeu a Medalha de Ouro em Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e, em Pontes e Lacerda, o evento foi correalizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).

“Na etapa de Pontes e Lacerda foram avaliados 970 animais, sendo 608 machos e 362 fêmeas, apresentados por nove pecuaristas. Tivemos animais pesados e com bom acabamento de gordura. Entre os machos, 68,4% tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), sendo 44% com até dois dentes (cerca de dois anos de idade). Todos pesaram mais de 18 arrobas, sendo 26,5% com mais de 25 arrobas (média de 23,5 arrobas), e 61% deles apresentaram cobertura de gordura mediana”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Roberto Jonas de Macedo destaca o trabalho feito na Fazenda Buriti para evolução da qualidade do rebanho. “Há mais de 30 anos, nos dedicamos à melhoria do Nelore. Estamos sempre atentos aos acasalamentos, buscando melhoria de carcaça. Temos intensificado ano após ano o acasalamento por Inseminação Artificial (IATF). Hoje, 90% das prenhezes são obtidas por esse processo. A primeira colocação na etapa do Circuito premia nosso trabalho duro”.

A Fazenda Buriti também participou do Circuito em 2020 e recebeu a Medalha de Bronze pela 3ª colocação. “Fomos convidados a participar do Circuito na categoria machos e ficamos com a Medalha de Bronze. Nesse ano, decidimos participar das duas categorias e tivemos resultados muito satisfatórios, com a Medalha de Ouro nos machos e a Medalha de Prata com as fêmeas. O Circuito nos ajuda a avaliar a qualidade da nossa produção para entender se estamos no caminho certo, além de ser um estímulo para toda a equipe. O reconhecimento com as premiações nos deixa muito felizes, pois sabemos que competimos em alto nível com grandes pecuaristas”, completa Roberto.

Antônio Donizete Aguilera, da Fazenda Santa Maria do Guaporé (Pontes e Lacerda), ficou com a Medalha de Prata em Melhor Lote de Carcaças de Machos, enquanto Mara Silveira Mello de Andrade Coutinho, da Fazenda Duas Lagoas (Cáceres/MT), foi premiada com a Medalha de Bronze.

“Entre as 362 fêmeas participantes da etapa do Circuito em Pontes e Lacerda, 78,2% tinham até dois dentes incisivos permanentes, 76,8% com mais de 14 arrobas de peso (média de 15,7 arrobas) e 87% com cobertura de gordura mediana”, completa Gustavo Callejon.

“Foi nossa primeira vez no Circuito, apesar de termos parceria com a Friboi há um bom tempo. De agora em diante, queremos sempre estar presentes no Circuito porque ele nos ajuda a entender se o manejo está sendo feito da forma correta, além de comparar com os trabalhos de outros pecuaristas. Conseguir a Medalha de Ouro logo na primeira participação nos deixa muito felizes, porque evidencia o nosso esforço”, diz Irineu Marcos Parmeggiani, da Fazenda Leticia II.

A Medalha de Prata de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas ficou com Roberto Jonas de Macedo, da Fazenda Buriti (Vila Bela da Santíssima Trindade/MT). Edinael Jorge Manfrin, da Fazenda Chora Menina (Nova Lacerda/MT), recebeu a Medalha de Bronze.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version