SEGS Portal Nacional

Agro

Adoção de programa de gestão sanitária é chave para prevenção e controle de doenças em suínos

  • Quinta, 27 Mai 2021 18:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A sanidade é indispensável para o sucesso econômico e produtivo da suinocultura, e sua falta está relacionada à perda no desempenho zootécnico dos animais, tornando necessária a adoção de medidas que controlem os desafios sanitários do plantel. O Programa de Gestão Sanitária da SANPHAR Saúde Animal objetiva proteger os suínos de enfermidades de ordem entérica, respiratória ou sistêmica, através de monitoria laboratorial e clínica continua. Com o levantamento de dados e com histórico da propriedade analisado, é possível o gerenciamento e amplo controle da propriedade e da produção, evitando perdas por problemas sanitários e contribuindo para o bem-estar dos lotes na obtenção de melhores índices zootécnicos e produtos seguros para os consumidores.

“É muito importante que os produtores adotem programas de gestão sanitária, ou seja, conjuntos de ferramentas e ações que ajudam, não apenas a conhecer os desafios sanitários, como a controlar os principais agentes de potencial patogênico no seu sistema de produção. Da mesma forma, a adoção de padrões de manejo e práticas de biosseguridade são fundamentais”, afirma o médico veterinário Paulo Bennemann, gerente técnico da área de suínos da SANPHAR Saúde Animal na América Latina.

Paulo Bennemann explica que a gestão sanitária não envolve apenas a ausência de agentes patogênicos ou de problemas sanitários, mas o equilíbrio entre suíno, agentes e meio ambiente, tendo a exposição controlada como desencadeador de imunidade nos animais. Para tal, a exposição controlada a determinados agentes, a adoção de programas de vacinação e de manejo nutricional adequados, o diagnóstico correto de enfermidades e o uso prudente de antimicrobianos ajudam na formação de uma imunidade robusta. “É preciso olhar o sistema de produção de modo unificado, sem segmentações, como a produção de leitões, a creche e a terminação. Todas as ações tomadas desde o início da produção influenciam positivamente ou não o futuro dos animais”, diz o especialista.

O gerente técnico da SANPHAR recomenda que, para estabelecer um programa de gestão sanitária é necessário fazer diagnóstico preciso e entender a dinâmica dos potenciais agentes patogênicos no sistema de produção. Para isso, os técnicos das granjas podem contar com ferramentas de diagnóstico, como soroperfil, microbiologia, histopatologia e biologia molecular, que ajudam na geração de dados para a tomada de decisões de cada propriedade. “A produção animal cada vez mais exige um comportamento ativo e não mais reativo. Conhecer como os agentes que circulam nas granjas e em que fase isso acontece nos permite ser mais assertivos e eficientes. Com isso, a granja extrai todo o potencial produtivo dos animais”, ressalta. Além do diagnóstico, Bennemann destaca que é importante também a gestão e a capacitação dos colaboradores, de modo que possam atuar nas monitorias e implantação de conceitos.

A SANPHAR/IPEVE oferece Programas de Gestão Sanitária sob medida para cada propriedade para evidenciar seus reais problemas sanitários, determinar seu histórico e, a partir da compilação dos dados levantados, oferecer as melhores soluções sanitárias para o produtor. O PGS – Programa de Gestão Sanitária da SANPHAR oferece, também, ferramentas de diagnóstico e produção de vacinas autógenas customizadas para os principais desafios do sistema de produção de cada propriedade, além de um corpo técnico altamente qualificado e à disposição para atender prontamente os produtores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version