SEGS Portal Nacional

Agro

SomaFlux lança marca própria de componentes para bombas de vácuo

  • Quarta, 05 Mai 2021 10:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Objetivo é fornecer os itens, voltados à manutenção e reforma geral desses equipamentos, a frigoríficos e indústria alimentícia em todas as regiões do Brasil.

A SomaFlux, empresa do Grupo Soma Sul, especialista em prover soluções em equipamentos, peças e serviços relacionados ao controle de fluxo (compressores, sopradores e bombas de vácuo) está apresentando ao mercado uma marca própria de componentes para bombas de vácuo, itens fundamentais para a manutenção preventiva e reforma geral desses equipamentos. Como maiores usuários das bombas de vácuo, frigoríficos e indústria alimentícia estão entre os principais clientes a serem atendidos.

O lançamento das peças da marca SomaFlux faz com que a empresa expanda sua atuação em todo o território nacional, afirma o gerente comercial da empresa, José Luiz Bastos. Esse alcance se faz possível por dois motivos cruciais, primeiro, ao contrário de muitas atividades econômicas, a indústria alimentícia possui instalações em todas as regiões do país e, por último, as aplicações de vácuo vêm aumentando nos mais diversos segmentos da indústria brasileira, fazendo com que o mercado de bombas de vácuo esteja em constante crescimento, o que cria oportunidades cada vez maiores.

Segundo Bastos, as bombas de vácuo são essenciais para os frigoríficos. Por meio desses equipamentos é que são embalados produtos como carnes, salsichas, frangos, entre outros alimentos perecíveis. Ademais, a extração de material orgânico dentro das linhas de produção das unidades frigoríficas é feita por circuitos de vácuo, explica o gerente da SomaFlux. “Por serem tão imprescindíveis, as bombas de vácuo precisam de manutenção preventiva de rotina e de revisão constante, incluindo troca periódica de componentes.”

José Luiz Bastos explica que a SomaFlux constatou que o mercado fornecedor desses componentes estava muito concentrado, e que frigoríficos e indústria alimentícia demandavam por mais opções de soluções. “Era um mercado, até então, nas mãos de duas, três empresas. Chegamos para ser uma alternativa, com peças de qualidade, provendo a manutenção. O objetivo é que, com essa linha, formada por todos os componentes necessários para as revisões, dos mais diversos materiais, tamanhos e modelos, possamos atender às necessidades e especificidades em todas as regiões do Brasil”, declara.

DESENVOLVIMENTO

Da decisão de ingressar nesse nicho até o lançamento, foi pelo menos um ano e meio de desenvolvimento da linha, informa o gerente da SomaFlux. Parte dos itens vem da Europa, de fornecedores contratados com exclusividade; outra parte tem produção nacional. A linha inclui os jogos de palhetas para bombas de vácuo lubrificadas e secas, componentes estruturais das bombas de vácuo. “Foi o que mais exigiu tempo de desenvolvimento, para atingirmos a qualidade máxima”, revela Bastos.

Filtros e kits completos de filtros, para manutenção preventiva e reforma completa dos equipamentos, também fazem parte da linha da SomaFlux. São itens com rotatividade, uma vez que um kit de filtro deve ser trocado a cada, em média, 2 mil horas de uso. Dependendo do ritmo da linha de produção, a troca é feita entre três e 12 meses.

A inoperância de uma bomba de vácuo ou um mau desempenho trazem perdas significativas para as unidades frigoríficas. “Os ciclos das embaladoras a vácuo são, em média, de 7 segundos, dependendo do produto, e uma bomba com baixa performance aumenta este ciclo trazendo ineficiência ao processo produtivo. A manutenção preventiva é fundamental também para mitigação dos riscos de paradas inesperadas, se uma máquina para uma hora, pode deixar de produzir milhares de unidades de produtos”, ilustra Bastos.

SOBRE O GRUPO

O Grupo Soma Sul tem forte presença no sul brasileiro, com seis unidades: Chapecó e Joinville, em Santa Catarina; São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; e Toledo, Maringá e Curitiba, no Paraná.

Com mais de 20 anos de experiência no ramo de equipamentos para codificação e inspeção industrial de produtos, o grupo criou, em 2012, a Soma Sul Equipamentos, com foco no atendimento às necessidades industriais do mercado de inspeção de produtos, codificação industrial de produtos e equipamentos para processamento e embalagem. A marca SomaFlux existe desde 2018.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jul 11, 2025 Agro

Irrigação por gotejamento impulsiona a produção de uvas…

Jul 10, 2025 Agro

Equipamentos de contenção ajudam a garantir saúde…

Jul 09, 2025 Agro

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em…

Jul 08, 2025 Agro

Maranhão: milho e soja representam 90% da agricultura…

Jul 07, 2025 Agro

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador…

Jul 04, 2025 Agro

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta…

Jul 03, 2025 Agro

Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura…

Jul 02, 2025 Agro

Safra de cana-de-açúcar 2025/26: produtores adotam…

Jul 01, 2025 Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de…

Jun 30, 2025 Agro

Contagem de emergência com inteligência artificial…

Jun 26, 2025 Agro

Brasil registra safra histórica de milho em meio a…

Jun 25, 2025 Agro

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio…

Jun 24, 2025 Agro

Cuidados essenciais no nascimento de bezerros garantem…

Jun 23, 2025 Agro

Tecnologia ajuda produtor a economizar com decisões…

Jun 18, 2025 Agro

Soluções biológicas e novas genéticas de hortaliças são…

Jun 17, 2025 Agro

Focada na agricultura regenerativa, SBS Green Seeds…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version