SEGS Portal Nacional

Agro

Pressão de infecção nas granjas pode ser reduzida com desinfecção a seco, mesmo na presença dos animais e de matéria orgânica

  • Sexta, 30 Abril 2021 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A higienização a seco vem ganhando relevância nas granjas de suínos e aves no Brasil devido a possibilidade da sua utilização na presença dos animais. De acordo com o médico veterinário Paulo Bennemann, gerente técnico da área de suínos da SANPHAR Saúde Animal na América Latina, a adoção do programa de limpeza a seco visa reduzir a pressão de infecção nas instalações mesmo na presença de matéria orgânica.” O desenvolvimento de programas eficientes de limpeza e desinfecção na produção de suínos é essencial para reduzir a pressão de infecção decorrente da presença de bactérias, vírus e fungos no ambiente”, alerta o médico veterinário.

“Desinfecções realizadas antes do alojamento de novo grupo de animais, no intervalo entre lotes de produção (método convencional) ou até mesmo a higienização a seco (na presença dos animais) têm objetivo base de reduzir a carga infecciosa a níveis aceitáveis para a saúde e o bem-estar dos animais. Este processo é fundamental em todas as fases da vida”, enfatiza o gerente técnico da SANPHAR.

Paulo Bennemann explica que a higienização a seco é baseada no conceito de dessecação, promovendo a redução do pH do ambiente e inativando os agentes patogênicos ali presentes. Para que tal processo seja eficaz, ele recomenda que sejam realizadas aplicações seriadas do produto destinado à higienização a seco, visto que o excesso de matéria orgânica pode reduzir sua efetividade, sendo assim, a associação de uma limpeza mecânica da matéria orgânica e a aplicação correta do produto colaboram para que a carga microbiana permaneça em níveis aceitáveis.

Para a higienização a seco, a SANPHAR oferece Stalosan® F, higienizante de alta tecnologia, à base de um blend de minerais que reduz a pressão de infecção do ambiente e melhora a qualidade do ar, reduzindo o odor de amônia proveniente do processo de fermentação natural dos dejetos. Além disso, pode ser aplicado mesmo na presença de matéria orgânica, mantendo a pressão de infecção baixa.

Stalosan® F é um pó composto de fosfatos e sulfatos de cobre e ferro, que atuam de forma direta sobre as funções celulares e integridade da membrana plasmática dos micro organismos e indireta, dessecando o agente. Após a aplicação, o produto permanece em suspensão no ar por aproximadamente 20 minutos, atuando em todo o ambiente. Depois, as partículas precipitadas atuam nos diversos tipos de superfície com ação residual. Por não ser irritante para a pele, mucosas e trato respiratório, Stalosan® F é seguro para aplicação na presença dos animais e pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version