SEGS Portal Nacional

Agro

Manejo de plantas daninhas é essencial para altas produtividades em cana soca

  • Segunda, 26 Abril 2021 10:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Luciano Almeida, engenheiro agrônomo, especialista em gestão empresarial e supervisor de marketing para cana e pastagem da UPL Brasil

O período de colheita da cana soca – entre abril e novembro, no Centro-Sul do Brasil – desperta um alerta aos produtores rurais em relação ao risco de disseminação de plantas daninhas com potencial para reduzir consideravelmente a produtividade da plantação.

Em meio à seca e ao frio (e até geadas) que chegam ao país nessa época do ano, a colheita mecanizada tem sido feita com a cana em forma crua, o que gera um colchão de palha. E é esse colchão de palha que pode ser fator propício ao desenvolvimento de perigosas plantas daninhas, especialmente de folhas largas.

Entre os principais inimigos do agricultor estão a mamona, a mucuna, o capim-colinião e espécies de braquiária, além de plantas dos gêneros ipomoeas e merremias, que são as temidas cordas-de-viola. Essas ervas estão disseminadas pelo país e podem apresentar resistência.

Os prejuízos são grandes. A corda-de-viola, por exemplo, está presente em 50% dos canaviais. O capim-colonião, se não combatido, gera prejuízos de até 60% na lavoura, dependendo da infestação e do estágio do cultivo. Quando não há tratamento, ou o tratamento não é eficaz, alguns desses inimigos podem devastar totalmente a plantação.

Isso acontece porque as plantas daninhas geram o que chamamos de "matocompetição": as invasoras competem com a cana-de-açúcar por água, nutrientes, espaço e luz. Tudo isso prejudica o alcance do máximo potencial do cultivo, que é duramente impactado pelas daninhas.

Nesse cenário, a cana soca exige bons herbicidas, com amplo espectro de controle, inclusive para plantas resistentes. Compostos de amicarbazona (seja em combinação com hexazinona e diuron ou adicionados ao tebutiuron) são soluções de alta eficácia para o manejo.

Esses ingredientes ativos – presentes em Dinamic e Oris, fabricados pela UPL –, formulados, têm capacidade de transpor a palha, causam baixa fotodegradação e longo período residual. O mercado brasileiro já conta com soluções de tecnologia avançada que podem proporcionar benefícios produtivos ao agricultor.

Entretanto, é preciso lembrar que o uso do herbicida deve considerar o período de colheita da cana soca: úmida, semi-úmida, semi-seca ou seca. Esses pontos são relevantes para a alocação correta das moléculas para o controle das plantas daninhas.

Os herbicidas em misturas prontas (ready mix) são recursos relevantes para auxiliar no manejo de daninhas com qualidade, proporcionando praticidade, segurança, sinergia e eficiência no uso.

Nosso país tem mais de 66 milhões de hectares de cana tratados com defensivos, considerando área cultivada, número de produtos e de aplicações, o que revela a grande preocupação que as pragas (e doenças) despertam no país. Investir em manejo eficiente é rumar à máxima qualidade do canavial e à manutenção da alta produtividade, com sustentabilidade e rentabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version