SEGS Portal Nacional

Agro

Apesar da pandemia, setor agroindustrial do Centro-Oeste atrai empresas para a região

  • Terça, 20 Abril 2021 09:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Empresa de painéis elétricos paranaense aumentou sua capacidade de produção em 20% no ano de 2021 para atender novos mercados, entre eles o do Centro-Oeste.

O Centro-Oeste do Brasil, conhecido pelo seu papel fundamental na agricultura do país, tem observado nos últimos anos uma constante aceleração em seu desenvolvimento industrial.

Dados do Banco Central, divulgados em março de 2021, mostraram que, mesmo em meio à pandemia, a região apresentou crescimento de 0,2% em 2020, ficando abaixo somente da região Norte, que registrou alta de 0,4%. Segundo a entidade, o desempenho do Centro-Oeste foi possível pela combinação de sua estrutura produtiva do setor primário - com a safra recorde de grãos (soja, milho e algodão) - e a da fabricação de alimentos, ramo com participação superior a 50% no VTI (Valor da Transformação Industrial).

Este cenário levou a Engerey Painéis Elétricos, sediada em Curitiba (PR), a expandir seus negócios para a região. “Observamos um grande potencial nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do DF, principalmente no setor industrial, e que vem ao encontro do nosso momento de expansão na Engerey. Esperamos contribuir para a eficiência energética e gerar mais economia às indústrias da região”, observa Fábio Amaral, sócio e diretor da Engerey.

A empresa monta painéis elétricos de distribuição de energia, além dos voltados para automação industrial, bancos de capacitores e painéis certificados tipo Prisma, da qual a Engerey é parceira EcoXpert LV Certified. Fortemente baseada nas premissas da indústria 4.0, os painéis de automação são fundamentais no controle de processos, que vão desde sistemas de ar condicionado, controle de bombas, rede elétrica até maquinário. Já os bancos de capacitores otimizam a parte elétrica, corrigindo os fatores de potência de máquinas, motores e equipamentos e, ainda, gerando um consumo otimizado de energia elétrica.

Outro grande diferencial que tem trazido destaque à Engerey em sua expansão é a produção de Painéis Elétricos Certificados, que atendem não somente à NBR IEC 60439 (que deixará de ter validade no final de 2021), como fazem muitas empresas do mercado nacional, mas já seguem, integralmente, a nova NBR IEC 61439 (que passará a ter obrigatoriedade de conformidade em 2022, segundo a legislação brasileira).

“Cerca de 70% dos painéis elétricos no Brasil não atendem às normas e o fato da Engerey ser rigorosa com a certificação de seus painéis se tornou um grande atrativo”, reforça Fabio Amaral. Painéis Certificados aumentam a segurança dos equipamentos e funcionários, além de terem uma vida útil muito maior, já que as manutenções são todas regulamentadas.

Como parte do seu processo de expansão, a Engerey ampliou a planta de sua fábrica em Curitiba, para 2,5 mil metros quadrados, para manter a produção de painéis elétricos de acordo com a demanda. Mesmo em tempo de pandemia (de Covid-19) e recessão, a empresa abriu novas vagas para profissionais do ramo da elétrica, o que ampliou sua capacidade de produção em 20% para 2021.

A empresa também já conta com representantes no Centro-Oeste para suporte na elaboração do projeto e para garantir a satisfação dos clientes no relacionamento com a Engerey. Além disso, mantém vagas em aberto para profissionais que atuem com representação na área elétrica, como Geradores de Energia, mas de preferência com Transformadores de Média Tensão.

“Mesmo com a pandemia ainda afetando todos os setores da economia nacional, decidimos manter nosso processo de expansão pois enxergamos que o investimento da indústria em tecnologia é um fator fundamental para a manutenção desse ecossistema e certamente encontraremos muitos parceiros no Centro-Oeste brasileiro”, diz Fábio Amaral.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version