SEGS Portal Nacional

Agro

Empreendedores rurais são responsáveis por 25% do agronegócio brasileiro

  • Quinta, 15 Abril 2021 11:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Rebelo Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Clube de assinatura de café valoriza os pequenos agricultores e reconhece a importância que eles tem para o Brasil

O agronegócio é responsável por 21,1% do PIB do Brasil, ou seja, mais de um quinto de tudo que é gerado no país sai da agricultura. E, desse total, cerca de 25% é proveniente da agricultura familiar, ou seja, 5% do PIB brasileiro tem origem nas propriedades dos pequenos empreendedores rurais. Esses foram alguns dos números divulgados pelo secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, em entrevista para a Revista Expoagro 2020.

Conforme o secretário, alguns dos principais produtos de exportação, como, por exemplo, o café, a avicultura, suinocultura e fruticultura, são produzidos por pequenos proprietários rurais. No que diz respeito ao café, 80% da produção provém da agricultura familiar.

Mas, nem tudo são flores para os pequenos produtores, porque encontram diversas dificuldades. "Apesar de uma parte dos pequenos produtores desenvolverem produtos com a qualidade necessária para atingir o mercado nacional e internacional de cafés especiais, acabam enfrentando dificuldades por não terem estrutura operacional e comercial para isso", explica Gabriel Barruffini, CEO da Veroo, clube de assinatura de café.

Uma das dificuldades diz respeito à comercialização do produto e à rentabilidade: como está inserido em um mercado (o de commodities) que não é compatível com o seu perfil, o pequeno produtor não consegue se desenvolver financeiramente.

Outro problema é que parte dos pequenos produtores não têm conhecimento exato do produto e da qualidade. Com o intuito de mudar essa realidade, Gabriel criou a Veroo, clube de assinatura de café que conecta o pequeno produtor ao mercado.

"Nós entendemos o mercado de uma maneira diferente e atuamos na contramão, pois pagamos o máximo ao produtor e vendemos com o preço mais acessível ao consumidor", afirma Gabriel.

Ele também explica o porquê da preferência à agricultura familiar: "são histórias de superação e um produto com características quase artesanais, em relação ao manejo e à colheita principalmente - ações para as quais damos muito valor", ressalta o CEO

Gabriel explica que a empresa está propondo ao mercado uma revisão da cadeia de valor, pois, é necessário valorizar os menores do que os maiores e, também, dar a chance para que os pequenos produtores de café mostrem o que são capazes de fazer. Atualmente, com dois anos de existência, a Veroo já apresentou 24 produtores e entregou mais de 20.000 caixinhas na casa dos assinantes.

A proposta do clube Veroo é simples: todo mês um novo artista, como são apresentados os produtores, e uma região produtora são revelados ao assinante - ou seja, um novo café especial - por meio de uma "box" que é entregue à domicílio, em qualquer lugar do Brasil.

Dessa forma, os participantes do clube recebem uma caixa- experiência mensal, contendo o novo café selecionado, informativos sobre as características sensoriais dos grãos, a história do pequeno produtor responsável por aquele sabor e um mimo especial. - o novo café selecionado, uma revista digital contendo todas as informações sensoriais do grão, o laudo de avaliação do Q-Grader responsável, a história do pequeno produtor, uma playlist, receitas e dicas, e um mimo especial. O formato do produto fica à escolha do assinante: pode ser grão, moído ou cápsula - compatíveis com a Nespresso

Sobre a Veroo

A Veroo é uma marca nativa digital que opera inicialmente o clube Veroo de assinatura de cafés especiais, cujo propósito é levar um pouquinho do que acontece em cada origem produtora para dentro da casa do brasileiro que é apaixonado por café. Acreditamos e praticamos muito o Fair Trade, ou seja, trabalhamos na contramão do mercado, onde tentamos vender com o preço mais acessível possível para o consumidor final, mas pagando o máximo ao produtor. Só assim conseguiremos transformar a cadeia de valor desse produto tão especial para nossa cultura. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jun 18, 2025 Agro

Soluções biológicas e novas genéticas de hortaliças são…

Jun 17, 2025 Agro

Focada na agricultura regenerativa, SBS Green Seeds…

Jun 16, 2025 Agro

IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no…

Jun 13, 2025 Agro

Sustentabilidade: como a indústria de nutrição animal…

Jun 12, 2025 Agro

Estrutura do confinamento confiável e resistente é…

Jun 11, 2025 Agro

Bioestimulantes à base de algas são aliados…

Jun 09, 2025 Agro

Suinocultores precisam estar atentos aos principais…

Jun 06, 2025 Agro

Manutenção ganha espaço no campo e SKF vê alta na…

Jun 05, 2025 Agro

Dia Mundial do Meio Ambiente: como a produção de azeite…

Jun 04, 2025 Agro

Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios…

Jun 03, 2025 Agro

IHARA realiza o 4º Tour do Algodão e reúne…

Jun 02, 2025 Agro

Dados preliminares revelam tendências no uso de…

Maio 30, 2025 Agro

DMSO na saúde dos cavalos: molécula versátil para uso…

Maio 29, 2025 Agro

Kiwi ganha espaço no Brasil e produção pode crescer com…

Maio 28, 2025 Agro

Araguaína (TO) sedia primeira etapa nacional do…

Maio 27, 2025 Agro

Coccidiose é desafio para a avicultura nos meses mais…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version