SEGS Portal Nacional

Agro

Estratégia de biosseguridade no intervalo de lotes para melhorar status sanitário no frango de corte

  • Sexta, 19 Março 2021 18:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Manter a saúde de aves em perfeitas condições é sempre um desafio. Afinal, está em jogo não apenas a produtividade dos lotes, mas também a rentabilidade da atividade. Com o foco no uso racional de medicamentos, produtores e veterinários utilizam cada vez mais medidas de biosseguridade e prevenção. Uma dessas medidas é durante o intervalo de lotes, um dos períodos mais importantes, portanto, para se cuidar da biosseguridade dessas aves. De acordo com Ana Caselles, gerente técnica de aves da SANPHAR Saúde Animal para a América Latina, o intervalo entre lotes deve respeitar três etapas importantes: a primeira é a limpeza para remoção de matéria orgânica, pó e penas, seguida pela desinfecção por produtos específicos para reduzir a pressão de infecção e, logo, o vazio sanitário, que consiste na proibição da entrada de pessoas ou animais.

“Durante o intervalo de lote, a etapa de desinfecção úmida pode ser comprovadamente substituída pela desinfecção a seco. A desinfecção a seco é uma prática que tem se tornado mais interessante na produção de frango de corte devido à sua eficácia no controle de patógenos persistentes nas instalações e melhoria das condições ambientais no local. Nos casos de reutilização de cama, desinfetantes líquidos, em sua maioria, têm efeito limitado de desinfecção devido à grande quantidade de matéria orgânica e inativação dos princípios ativos desses produtos, favorecendo a multiplicação de agentes posteriormente pela presença da água. Já os produtos secos podem conferir bons resultados nesse período”, explica a gerente da SANPHAR.

Ana Caselles afirma que para que o objetivo seja alcançado é necessário que, previamente, seja feita uma boa limpeza a seco na instalação, retirando sujidades e restos de ração (matéria orgânica), dos equipamentos e superfícies das instalações, como forro, laterais e muretas, assim como a queima das penas.

Visando oferecer alternativas para desinfecção a seco no intervalo de lote, a SANPHAR Saúde Animal oferece em seu portfólio o desinfetante Stalosan F, que é ativo na presença de matéria orgânica, atua para diminuir a pressão de infecção e tem aplicação segura tanto para os trabalhadores, como para os animais a serem alojados. O produto é 100% mineral e atua de forma direta nos micro organismos por polaridade, provocando estresse oxidativo e eliminando-os, além de atuar de forma indireta, regulando a umidade e os gases nocivos presentes na instalação, como a amônia, e, assim, melhorando as condições ambientais das instalações.

Stalosan F atua contra bactérias, fungos e vírus, e tem amplo espectro na redução de pressão infecciosa nas instalações. Por ter ação sob matéria orgânica, contribui para situações nas quais os processos de limpeza e desinfecção tradicionais não são os mais adequados. O produto da SANPHAR também pode ser usado na presença de animais, embora o uso entre lotes seja o mais indicado (após a limpeza a seco).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version