SEGS Portal Nacional

Agro

Usina Coruripe é destaque na promoção de iniciativas para equidade de gênero no agronegócio

  • Quinta, 18 Março 2021 09:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sílvia Pires
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Companhia celebrou Dia Internacional da Mulher com ações que reforçam atuação das colaboradoras na empresa

Equidade de gênero e respeito às mulheres são pontos importantes entre os valores da Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país. A empresa se destaca na promoção de iniciativas para fomentar a diversidade e a valorização feminina no segmento. Entre as ações, a empresa passou a destinar uma parte das vagas do programa de bolsa de estudos exclusivamente para as mulheres.

A iniciativa foi concebida a partir de uma ação realizada no Dia Internacional da Mulher, em que as colaboradoras assumem, por um dia, as diretorias da companhia e debatem sobre igualdade de direitos. Como continuidade da ação, as participantes integram, ao longo do ano, um comitê de melhorias em equidade, com o objetivo de debater o papel da mulher na empresa. Segundo Sandra Maria da Silva, coordenadora de irrigação da Usina Coruripe e líder do comitê, o principal foco da gestão iniciada no ano passado foi definir estratégias para aumentar o quadro de mulheres na empresa. “Nós buscamos, inicialmente, entender quais eram os principais empecilhos para as mulheres trabalharem na empresa e a qualificação surgiu como sendo um deles”, conta.

A partir disso, elas identificaram a importância de capacitar o quadro de mulheres que já trabalhavam na empresa e 50% das vagas do programa de bolsa de estudos passaram a ser destinadas exclusivamente às mulheres. O programa inclui bolsas de 100% em cursos técnicos; de 50% a 80% em cursos de graduação e pós-graduação; e de 75% em idiomas. O comitê também idealizou um banco de talentos totalmente direcionado às mulheres, com o objetivo de cumprir a meta de aumentar para 20% o número de colaboradoras até o final da safra de 2022, estabelecida pela Coruripe no início do ano passado. “O foco foi apurar qual o perfil da mulher que trabalha ou quer trabalhar na Coruripe e entender como podemos ajudá-la a potencializar suas habilidades”, explica Sandra.

Os debates promovidos pelo “Comitê da Mulher”, que tem seis anos de atividades, já permitiram a incorporação de diversas práticas para a equidade de gênero, como a ampliação da licença-maternidade para seis meses, campanhas pela saúde da mulher e ações específicas de qualificação e inserção de aprendizes do sexo feminino nos programas de aprendizagem, entre outras. A iniciativa ajuda a desenvolver uma cultura organizacional focada em inclusão, além de respaldar a importância do tema para as lideranças e colaboradores da empresa. “Aquela mentalidade de usina que se tinha na década de 1980, como um local de trabalho bruto e que não era lugar de mulher, está dando espaço para um ambiente diverso e incluso”, afirma.

A companhia também integra o movimento global Princípios do Empoderamento das Mulheres, promovido pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas. A parceria permite a troca de experiências a respeito das melhores práticas para a igualdade entre os gêneros no ambiente dos negócios. São sete os princípios que norteiam o acordo e, entre eles, está justamente o incentivo à educação e a formação e desenvolvimento profissional de mulheres, para que, assim, elas possam desenvolver suas potencialidades.

Dia da Mulher

Para homenagear as mulheres, a Usina Coruripe também convidou todas elas para participar de um encontro virtual no dia 8 de março, em que foi exibido um vídeo destacando o trabalho e a dedicação das colaboradoras da empresa. Na oportunidade, ocorreu, ainda, uma palestra e foram publicadas diversas homenagens a algumas das representantes femininas da Coruripe nas redes sociais. A Coruripe também prestou homenagem às mulheres por meio da divulgação de material nas redes sociais e e-mail marketing para o quadro interno.

Compõem o “Comitê da Mulher” 2021 a coordenadora agrícola Sandra Maria da Silva, a analista de Infraestrutura e TI Josiane Carvalho Dela Coleta Ferreira, a química industrial Valéria Aparecida Tessari Arantes, a supervisora de laboratório Marineide de Melo Ribeiro, a analista de Recursos Humanos Graziela Roberto de Albuquerque, a analista do Jurídico, Sandra Maria Reis dos Santos, e a técnica de alimentos Lohany Silva Morais.

"Acreditamos que a igualdade no trabalho entre homens e mulheres é condição fundamental para o fortalecimento da nossa organização. Essa é uma forma de valorizarmos a presença das mulheres na empresa", afirma o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto. O executivo também apresentou as medidas que promovem a equidade de gênero adotadas pela Coruripe na edição virtual do “Encontro Cana Substantivo Feminino”, realizado no dia 8 de março. No evento, ele destacou os esforços da empresa para aumentar a presença feminina entre seus colaboradores e fortalecer o ingresso de mulheres no setor sucroenergético.

Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Fernandópolis (SP), a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version