SEGS Portal Nacional

Agro

Grandes e pequenos produtores encontram desafios no agronegócio

  • Terça, 02 Março 2021 10:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Rangel
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Dificuldades como clima, pragas e armazenamento trazem obstáculos a diversos setores da atividade.

O produtor rural passa por adversidades em inúmeras fases da cadeia de produção do Agronegócio. Os problemas já começam nas atividades de ‘dentro da porteira’, que vão desde o cultivo até a colheita e a comercialização. De acordo com uma pesquisa publicada pela ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, grande parte dos entrevistados relataram ter preocupação com variações climáticas. Problemas como pragas nas plantações e escassez de mão-de-obra também foram citados.

As questões com o clima referem-se, principalmente, à oscilação das condições meteorológicas de um ano para outro. Por exemplo, as geadas que atingiram lavouras de café no Paraná e os grandes períodos de estiagem que ocorreram no Nordeste. Esses são fenômenos incontroláveis e, por vezes, imprevisíveis. Por isso, o problema climático foi citado 24% das vezes pelos participantes da pesquisa.

Ataques de pragas e escassez de mão-de-obra foram, ambos, citados 11% das vezes. As doenças, além de prejudicarem a produção, aumentam o seu custo, já que os produtores têm que investir em defensivos agrícolas de qualidade. No caso da mão-de-obra, o preço também aumenta para os proprietários. O produtor hortifrutigranjeiro, Sérgio Daniel, cita que é o trabalho braçal que encarece o processo. Na colheita do amendoim, por exemplo, não existe maquinário. O trabalho é braçal, o que acaba encarecendo o produto.

Os desafios continuam nas atividades de ‘depois da porteira’, aquelas relacionadas à distribuição e comercialização dos produtos até que eles atinjam o consumidor. A começar pelo armazenamento, que encarece o investimento na estocagem dos produtos mais perecíveis do agronegócio. Além disso, o escoamento da produção gera grandes perdas. Segundo estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil desperdiça R$ 2 bilhões, anualmente, por falhas no transporte de milho e soja. Cerca de 1,3% desses grãos é perdido, que totalizam 2,4 milhões de toneladas de alimento.

Esses problemas são causados, principalmente, pela má situação das estradas e por falhas nos processos em portos. O desperdício acaba trazendo prejuízo a todas as esferas do agronegócio, do pequeno ao grande produtor rural. A WTK - O Seu Banco Agro , que atende a todos esses setores, quer entender as dores dessas pessoas. Por isso, o Banco do Agronegócio do Brasil quer incentivá-las a compartilhar suas histórias e os desafios que enfrentam diariamente.

“Nós trazemos agilidade ao produtor rural por meio de soluções financeiras.

Mas queremos conhecer as adversidades que nossos clientes enfrentam no dia-a-dia da produção”, relata a economista da WTK Agro. Uma das principais vantagens da WTK - O Seu Banco Agro é o fato de operar como Open Bank . A modalidade permite que, bastando o consentimento do cliente, seus dados podem ser compartilhados entre instituições financeiras. Isso traz transparência nas operações e impede que o perfil do cliente seja guardado por uma única instituição.

Pensando na oneração que essas perdas geram para o produtor a WTK - O Seu Banco Agro, quer saber de você que está na lida do campo: quais são as suas dores? O que tem feito você parar de crescer ou desistir de novos projetos?

A sua dúvida e o seu problema pode ser a de muitos outros produtores, vamos formar esse elo de apoio.

Faça uma selfie contando isso para o Banco do Agronegócio do Brasil, queremos te dar a resposta que você precisa. Publique no Stories do Instagram e marque @wtkagro. Você também pode enviar um vídeo como depoimento em nosso email . Sua publicação poderá ser compartilhada em nossas redes sociais e respondida em privado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version