SEGS Portal Nacional

Agro

Em dois anos, Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) já abateu 337 mil bovinos

  • Quarta, 10 Fevereiro 2021 10:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O PEC (Programa de Eficiência de Carcaça) inicia sua terceira edição, em 2021, com balanço muito positivo: mais de 300 mil animais avaliados, somando as duas edições anteriores.

“É um volume modesto se considerar o total de bovinos abatidos por ano no país (cerca de 45 milhões de cabeças), porém o programa dá sua contribuição para a pecuária brasileira avançar ainda mais e atingir um novo patamar de eficiência. Para isso, disseminamos boas práticas, integramos os vários elos da cadeia produtiva e oferecemos apoio para os pecuaristas produzirem mais e melhor”, explica Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal.

Iniciativa da Minerva Foods, Phibro Saúde Animal e Biogénesis Bagó, o PEC reconhece e valoriza os produtores com melhores indicadores de desempenho e que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade. “Nosso objetivo é produzir hoje o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso de abate, padronização e ph da carne”, informa Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods.

“Os números do PEC comprovam, sem qualquer dúvida, que os pecuaristas querem ter mais produtividade. E estão abertos à troca de informações, interação com os demais elos da cadeia da carne. Com isso, podemos não apenas conversar sobre melhores processos e práticas mas também analisar os dados colhidos dos participantes”, assinala Marcelo Bulman, country manager da Biogénesis Bagó.

A primeira edição do PEC, em 2019, atraiu 285 pecuaristas que vendem gado para a Minerva Foods em Araguaína (TO) e Palmeiras de Goiás (GO). No total, foram abatidos 99.696 animais.

No ano seguinte (2020), participaram as mesmas unidades industriais e mais as plantas de José Bonifácio (SP) e Mirassol D´Oeste (MT). Com o programa mais maduro, novos pecuaristas são atraídos pelo desafio de melhorar a produtividade: 728 produtores se inscreveram nesse ano e o abate foi de 237.684 animais.

“Importante destacar que a meta para o primeiro ano era atrair 100 pecuaristas e no segundo ano atingir cerca de 500. Os resultados desses dois primeiros anos do PEC confirmam o interesse dos produtores em se associar a iniciativas que contribuem para a melhoria da eficiência dos processos, porque também estamos falando em maior valorização pelo gado de padrão superior”, explica Fabiano Tito Rosa.

Minerva, Phibro e Biogénesis Bagó planejam impulsionar ainda mais o PEC nos próximos anos. Mauricio Graziani destaca que a iniciativa é de longo prazo. “Nossa proposta é trabalhar em várias frentes. De um lado levamos mais conhecimento e tecnologias para ajudar os pecuaristas a melhorar os seus indicadores de desempenho, de outro coletamos dados que mostram o estágio atual da pecuária e que reconhecem o trabalho de quem se destaca, fazendo com que sirvam de exemplos para os demais”.

As empresas parceiras colocam sua estrutura técnica e comercial nos estados participantes à disposição do PEC para motivar e atrair mais pecuaristas para o programa. “São centenas de veterinários e zootecnistas a campo, trabalhando para mostrar aos produtores que eles podem ir além em termos de eficiência. E que isso é bom não apenas para eles, mas para o Brasil”, acrescenta Marcelo Bulman.

O PEC é aberto a todos os pecuaristas dos estados participantes interessados em produzir os bovinos do futuro e melhorar o seu desempenho segundo os parâmetros qualitativos do programa. O primeiro passo é se inscrever no site www.minervafoods.com/pec.

O passo seguinte é a avaliação do atual estágio da propriedade e, depois, a multiplicação de conhecimentos técnicos para melhoria dos indicadores de produção, com orientação dos pecuaristas para tomada de decisões.

O PEC também reconhece e a valoriza os pecuaristas que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade.

Mais informações em www.minervafoods.com/pec. As inscrições serão abertas a partir de 18 de fevereiro para o PEC 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version