SEGS Portal Nacional

Agro

Programa Aplique Bem completa 14 anos com 72,9 mil agricultores treinados em todo o país

  • Sexta, 29 Janeiro 2021 09:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A iniciativa do CEA/IAC em parceria com a UPL implementou protocolo de prevenção ao coronavírus para continuar levando informação ao campo

A agricultura não parou durante a pandemia de covid-19. E junto com o trabalho de produção de alimentos no campo, o Programa Aplique Bem seguiu com sua missão de treinar produtores e funcionários de empresas agrícolas sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas em diferentes cultivos. A iniciativa do Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a UPL chega aos 14 anos em 2021, tendo já levado informações a 72.902 pessoas.

"Para manter a segurança das equipes e dos participantes, reduzimos as turmas pela metade, chegando a 10 pessoas, e aplicamos um protocolo de prevenção ao coronavírus. Essas medidas envolveram o distanciamento entre as pessoas e a realização de treinos em locais mais arejados, com uso de máscara e álcool em gel, o que garantiu a eficácia dos encontros", afirma Cláudia Barreto, gerente de Stewardship da UPL Brasil.

O modelo adotado pelo Aplique Bem é inédito no Brasil. O programa conta com cinco laboratórios itinerantes – batizados de tech móveis. Quatro deles percorrem todo o território nacional, enquanto um veículo destina-se exclusivamente à Pesquisa Participativa, no circuito das frutas do interior do Estado de São Paulo. Os treinamentos são gratuitos e já foram "exportados" com êxito para Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso, Costa do Marfim, República do Mali e Gana.

"Em vez de levarmos os agricultores e funcionários para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles. Esse modelo de treinamento não só aumenta a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado", afirma o doutor em agronomia Hamilton Ramos, pesquisador científico do CEA/IAC e coordenador do programa. Segundo ele, as turmas pequenas são uma estratégia para não comprometer a qualidade do conteúdo.

Cláudia Barreto, que é engenheira química, salienta que o projeto se trata de uma prestação de serviços para a agricultura. "O Aplique Bem leva conhecimento ao campo para melhor uso da tecnologia e uso racional de defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar mais segurança para quem aplica e menos impactos ao meio ambiente."

Benefícios e pioneirismo

Os benefícios do programa Aplique Bem vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas, explica a gerente da UPL. "Os trabalhadores bem treinados utilizam os equipamentos de proteção (EPIs) de forma correta e fazem as aplicações adequadamente, inclusive com as máquinas de aplicação bem reguladas. Assim, toda a cadeia da produção de alimentos é beneficiada: o agricultor tem economia de defensivos agrícolas, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores são preservados, o meio ambiente não é afetado e os consumidores recebem alimentos de qualidade", enfatiza.

Outro pioneirismo do Aplique Bem é a adoção e a validação da norma internacional ISO 16.122 para avaliação da qualidade dos pulverizadores em uso no Brasil. O programa foi o primeiro a adotar essa normativa, de 2015.

"Temos muito orgulho de realizar um programa que já treinou quase 73 mil pessoas no campo. Já são 14 anos desde o lançamento e o Aplique Bem continua cumprindo um papel muito importante e, além de tudo, mais atual do que nunca. Trabalhamos continuamente para que essa iniciativa cresça e se multiplique com a parceria de nossos clientes, inclusive de forma global", afirma Fábio Torretta, presidente da UPL no Brasil.

Sobre UPL

A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US $ 5 bilhões. Como uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 13.600 registros. Com presença em mais de 130 países e mais de 10.000 colaboradores globalmente, atuamos em cerca de 90% da produção de alimentos em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para todos os ciclos dos cultivos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version