SEGS Portal Nacional

Agro

Fêmeas de corte: é preciso suplementar no momento certo

  • Quinta, 12 Novembro 2020 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dâmaris Dellova
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Planejamento nutricional para cada fase da vida das fêmeas reflete-se em rápida recuperação após o parto e melhores índices de taxa de prenhez

Quando se fala em suplementação para vacas de cria muitas vezes nos vem a cabeça apenas a mineralização. João Benatti, gerente de produto para Ruminantes da Trouw Nutrition, recomenda que não se pode esquecer dos outros tipos de suplementos, com o objetivo de corrigir a deficiência da forragem. “A suplementação com suplementos proteicos e proteico-energéticos também deve ser utilizadas para vacas, mas precisa ser pontual e direcionada aos animais que realmente necessitam, como fêmeas com escores baixos, primíparas e, de maneira geral, animais que parem no final da estação de parição”, recomenda.

Na seca, diz Benatti, é fundamental garantir fêmeas com bom escore corporal. Assim, suplementar as vacas para que elas estejam em boas condições físicas e de saúde no parto (escores 5 a 7) comprovadamente melhora os seus índices reprodutivos. “Durante a seca, o pasto é de baixa qualidade. Então, a atenção deve estar voltada ao aporte nutricional por meio de suplementos concentrados, principalmente aos animais mais magros”, diz o gerente da Trouw Nutrition.

“O início da vida reprodutiva das novilhas dá-se quando elas atingem aproximadamente 65% do peso adulto e idade adequada. A fertilidade não costuma ser um problema nessa fase, pois elas entram na estação de monta sem bezerro ao pé. O objetivo aqui é reduzir a idade na primeira cobertura para 12 a 14 meses, a partir de um plano nutricional estruturado que as faça atingir o peso adequado”, explica o especialista.

Já em primíparas, o desafio é outro. No Brasil, a média de taxa de prenhez dessas fêmeas é inferior a 40%, devido ao desvio da energia da reprodução para o crescimento. “A suplementação dessa categoria com concentrado garante a energia necessária para o crescimento, com consequente aumento dos índices reprodutivos próximos aos das multíparas”.

João Benatti alerta para a perda de peso após o parto. “A fêmea só voltará ao ciclo reprodutivo quando parar de perder peso, ou seja, quando sair do Balanço Energético Negativo (BEN). Após esse período, a suplementação – que pode levar de 60 a 90 dias – tem potencial para melhorar a resposta dos animais e proporcionar maior retorno econômico para a propriedade”, pontua.

É comum que as fêmeas que parem no final da estação de parição desmamem bezerros mais leves (até 40 kg a menos) do que as que têm crias no primeiro mês da estação. “As fêmeas que parem no final da estação de parição enfrentam um desafio: têm menos tempo para emprenhar, resultando em baixas taxas de prenhez. É preciso trabalhar para adiantar a concepção para o início da estação e suplementar esses animais com concentrado logo após o parto”, reforça João Benatti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version