SEGS Portal Nacional

Agro

Animais jovens e com bom acabamento de gordura são destaque na 28ª etapa Circuito Nelore de Qualidade, em Lins (SP)

  • Terça, 03 Novembro 2020 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O evento foi realizado na unidade da Friboi no município paulista

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), anunciaram os vencedores da 28ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 21 e 22 de outubro, na unidade da Friboi em Lins (SP).

“Ao todo, foram avaliados 882 animais, sendo 643 machos não castrados e 239 fêmeas”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação. “Entre os machos, 89,5% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), e 58% com dentição de leite (cerca de 18 meses de idade). Em relação ao peso, 89% dos machos apresentaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 20,4 arrobas. Além disso, 92% apresentaram animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme”, reitera o médico veterinário.

Já entre as fêmeas, 88% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), sendo 53% dos animais com dentição de leite (cerca de 18 meses de idade). Já 76% dos animais apresentaram peso acima de 14 arrobas, com média de 15,1 arrobas. “Como destaque, observamos que 100% tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme”, complementa Callejon.

O destaque para o Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa, com Medalha de Ouro, foi de Sérgio Przepiorka, do Confinamento Chaparral (Rancharia/SP). Ele atingiu a nota máxima do Circuito e desta forma assumiu a liderança do campeonato nacional. Ele também foi campeão desta etapa em 2019 e conquistou a medalha de prata no Campeonato Nacional de Melhor Lote de Carcaças em 2019.

A Medalha de Prata ficou com Jorge Custódio de Souza Neto, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Iepê/SP), e a de Bronze, com Mateus Scarpim Júnior, da Fazenda Santa Gema (Santa Cruz do Rio Pardo/SP).

Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Peter Gustav Robert Herzog, da Fazenda Santa Cruz (Marília/SP), e a Medalha de Prata ficou com José Eugênio de Rezende Barbosa Sobrinho, da Fazenda Nova Niagara (Santa Cruz do Rio Pardo/SP).

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version