SEGS Portal Nacional

Agro

Produtores podem dobrar taxa de desfrute investindo na inseminação de novilhas aos 14 meses

  • Quinta, 29 Outubro 2020 11:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Caroline Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Fazendas com estação de monta definida, que fazem uso de IATF e manejo de suplementação, são indicadas para esse tipo de procedimento

Estudo realizado pela Zoetis, em parceria com a Agroceres e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) de Colina, indica que é possível até dobrar a taxa de desfrute de uma fazenda que invista na inseminação de novilhas já aos 14 meses, o que também permite eliminar a recria de fêmeas de reposição e liberar mais espaço para a produção de bezerros. “Na prática, tudo isso se traduz em potencial aumento do ROI para o produtor brasileiro que resolver investir nessa estratégia reprodutiva”, afirma o Gerente Técnico da Zoetis Everton Carvalho.

Mas as fazendas indicadas para buscar de imediato essa abordagem são apenas aquelas com estação de monta definida, que já fazem uso da IATF e estão acostumadas a manejo de suplementação. Carvalho também esclarece que o rebanho precisa ter uma genética de qualidade e vai necessitar de estrutura de cocho para aumentar o nível de suplementação destas fêmeas. “A exata estratégia nutricional pode variar de acordo com cada sistema, porém uma meta que pode ser estabelecida para todas os rebanhos é alcançar nas novilhas 60% do peso das vacas adultas para poder entrar em estação de monta”, destaca.

No estudo em questão, foram analisadas 126 novilhas Nelore divididas em três protocolos nutricionais e desafiadas a entrar em reprodução aos 14 meses. Dois grupos foram suplementados a pasto e o terceiro, em sistema de confinamento com o mesmo nível de energia. Ao final de 246 dias, foi possível observar que as novilhas confinadas ganharam mais peso, mais escore de condição corporal, mais gordura subcutânea e tiveram maiores taxas de prenhez durante a estação de monta.

Elas apresentaram maior ganho de peso (695 g/dia), maior espessura de gordura subcutânea (2,9 mm), maior área de olho de lombo (45 cm2) e maior taxa de prenhez (51,2%) comparadas com as suplementadas a pasto. Uma vantagem deste sistema é poder produzir um bezerro a mais na vida reprodutiva desta fêmea comparada com o sistema tradicional de emprenhá-las aos 24 meses. Mais o que mais se destaca nesse sistema é a possibilidade de aumentar o rebanho produtivo na fazenda e também a taxa de desfrute, ou seja, consegue-se produzir mais Kg de bezerro desmamado por área da fazenda tornado a atividade de cria mais rentável.

Além do mais, o produtor que optar por descartar essas novilhas vazias ao final da estação de monta pode fazer um caixa adicional, pois além de já estarem embaladas com a suplementação (próximos dass 10/12@), elas serão remuneradas pelos frigoríficos com valor de @ de boi gordo, em alguns casos com prêmios adicionais pela idade (zero dente), deixando um lucro acima da média para fêmeas descartes da fazenda.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version