SEGS Portal Nacional

Agro

Boehringer Ingelheim realiza evento online para médicos do estado de Minas Gerais e região Sul do Brasil

  • Quinta, 01 Outubro 2020 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Permagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com a presença do médico e pesquisador renomado mundialmente, Dr. Luca Richeldi, o evento “Meet the Experts” aborda a Fibrose pulmonar Idiopática, doença rara e de difícil diagnóstico, o que atrasa o tratamento adequado com pneumologista [i]

Acontece no dia 19 de setembro, de 10h30min às 12h, após cadastro pelo link www.meettheexperts.com.br o encontro digital “Meet the experts”. Idealizado pela Boehringer Ingelheim, o evento tem o objetivo de disseminar o conhecimento de especialistas sobre a fibrose pulmonar idiopática (FPI). A FPI é uma doença rara, de causa desconhecida (idiopática), crônica e progressiva, que afeta os pulmões, causando cicatrizes (fibrose) que reduzem a área de troca de ar.[ii]

A doença atinge de 0,22 a 17,4 pessoas a cada 100.000 [iii]. É mais comum em homens acima de 60 anos, fumantes e ex-fumantes iii. Entre os sintomas mais comuns, estão a falta de ar e a tosse iii. “Esses sinais são muitas vezes confundidos com o envelhecimento e outras doenças respiratórias e cardíacas, o que costuma atrasar o diagnóstico. Estima-se que mais da metade dos pacientes não recebam inicialmente um diagnóstico assertivo, e o tempo médio para o diagnóstico correto varia entre um a dois anos após o início dos sintomasi” explica o pneumologista Dr.Adalberto Rubin, pneumologista da Santa Casa de Porto Alegre.

O diagnóstico pode ser feito pela combinação do histórico clínico do paciente, tomografia computadorizada de alta resolução e, em alguns casos, uma biópsia pulmonar cirúrgica pode ser necessária iii. A correta identificação da doença é fundamental para iniciar o tratamento adequado do paciente.

A evolução dos medicamentos foi considerada um divisor de águas para médicos e pacientes. A doença ficou conhecida como “órfã de tratamento” por muitos anos até a chegada de medicamentos antifibróticos que atuam retardando sua progressão em até 50%[iv]. Até 2016, eram administrados apenas tratamentos para sinais e sintomas. “Os novos antifibróticos atuam impedindo a proliferação descontrolada das células que formam as cicatrizes, desaceleram o ritmo de evolução da doença e diminuem os riscos de exacerbação (crises de piora aguda da doença) da FPIii” esclarece o Dr. Rubin.

Durante o evento serão abordados temas como a importância do diagnóstico e tratamento precoce da FPI e como centros de referência com equipe multidisciplinar e infraestrutura podem auxiliar no cuidado otimizado do paciente. Isso será realizado em um formato didático, a partir de trocas de experiências entre médicos pneumologistas e radiologistas, com discussão de caso clínico e opinião de especialistas baseado em diretrizes de diagnóstico e tratamento nacionais e internacionais.

“É de grande valia que pneumologistas da região sul do país e do estado de Minas Gerais participem do evento que tem o foco em atualizar os especialistas e engajar os médicos a falarem sobre a doença e ter um diagnóstico precoce com tratamento adequado” explica o especialista. O médico reforça também que outras especialidades que costumam ser procuradas nessas situações como cardiologistas, clínicos e geriatras, devem se atentar ao quadro do paciente para o encaminhamento ao pneumologista.

Agenda
Meet the experts
Dia: 19 de setembro de 2020
Horário: 10h30 min às 12h
Link para inscrição: www.meettheexperts.com.br

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e a maior de capital fechado, com cerca de 51.000 funcionários globalmente e possui como foco de atuação desenvolver soluções de saúde com grande valor e impacto para pessoas e animais. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2019, obteve vendas líquidas de cerca de € 19 bilhões de euros. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a aproximadamente 18% do faturamento líquido, cerca de 3,5 bilhões de euros. No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritório em São Paulo e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version