SEGS Portal Nacional

Agro

A ilegalidade da exigência de CND para concessão de licença de funcionamento das usinas sucroalcooleiras

  • Quinta, 10 Setembro 2020 12:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Cabral
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Otávio Carvalho

As agências reguladoras cumprem importante papel de fiscalização e regulamentação das atividades empresariais, possuindo poderes para edição de normas prescritivas de condutas, que preveem padrões/requisitos para o exercício da atividade, e de normas sancionadoras, com punições aos agentes regulados que infringirem suas normativas.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP consiste em uma das dezenas de agência reguladoras existentes no país. No exercício de suas funções, a ANP editou a Resolução Normativa 26/2012, disciplinando a produção de etanol, abordando, dentre outros temas, os requisitos cujo preenchimento são obrigatórios para a liberação da produção de biocombustíveis, incluindo a necessidade de apresentação de certidões negativas de débitos junto à própria agência.

Tal resolução foi revogada pela 734/2018, a qual manteve a exigência de apresentação de certidão negativa para a outorga de licença de funcionamento, definindo como prazo final para a regularização dos débitos tributários e apresentação da Certidão Negativa de Débitos (CND) em 31 de agosto de 2020.

Ocorre que, em razão da crise que afetou o setor sucroalcooleiro em meados de 2014, voltando a aparecer em 2020, em razão da pandemia ocasionada pelo coronavírus, diversas usinas produtoras de biocombustíveis não encontraram meios para cumprir com esse requisito.

Segundo a própria ANP, até julho de 2020, 117 unidades produtoras de biocombustíveis ainda apresentavam irregularidades quanto à apresentação dos documentos de débitos, correndo o grave risco de serem impedidas pela agência de exercerem suas atividades nesta safra 2020/2021.

No entanto, a exigência de CND para a concessão de licença/alvará de funcionamento se mostra absolutamente ilegal e abusiva, uma vez que consiste em uma medida coercitiva de exigência do pagamento de uma obrigação tributária. Em linhas gerais, ou a empresa paga ou tributo, ou estará impedida de funcionar.

A respeito da irregularidade de tal exigência, não apenas no âmbito da ANP, mas também de outras agências reguladoras, o Supremo Tribunal Federal editou as Súmulas 70, 323 e 547, confirmando o entendimento pela impossibilidade de se exigir a apresentação de CND como condicionante à concessão de licença de funcionamento, já que impede, de forma ilegítima, o exercício livre da atividade econômica, garantido pelo inciso XIII, do artigo 5º da Constituição Federal e do parágrafo único do artigo 170 do mesmo diploma normativo.

São diversos os pedidos de revisão de tal exigência na via administrativa, no entanto, sem sucesso. Importante reiterar que o prazo para a regularização dos produtores de biocombustíveis, por meio da apresentação de CND, se encerra em 31 de agosto de 2020.

Caso não apresentem a documentação na data referida, será instaurado um processo administrativo para cassação da licença de funcionamento, correndo o risco de não exercer a atividade produtiva da safra 2020/2021, cenário no qual o socorro ao Poder Judiciário se mostra uma via rápida para correção da referida ilegalidade e garantia de funcionamento da empresa.

*Otávio Carvalho é formado em direito pela Universidade de São Paulo e atua no escritório Dosso Toledo Advogados, em Ribeirão Preto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version