SEGS Portal Nacional

Agro

Sistema radicular impacta na longevidade e produtividade do canavial

  • Segunda, 10 Agosto 2020 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Fertiláqua realizou Webinar sobre o tema

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, realizou, em parceria com o Grupo IDEA, o Webinar Solo Vivo e a Produtividade Canavieira.

O evento contou com a participação dos especialistas do setor: Fernando Andreote, professor na Esalq/USP, Saulo Quassi de Castro, engenheiro agrônomo na AgroQuatro-S, Dorotéia Ferreira, gerente da Fertiláqua e Dib Nunes, do Grupo IDEA.

Foram abordados temas relacionados à vida no solo e ao sistema radicular, diretamente ligados à produtividade do canavial, com foco nas relações entre a microbiologia do solo, o sistema radicular e a presença de matéria orgânica.

A cultura da cana-de-açúcar utiliza diversas práticas no dia a dia que impactam diretamente na biologia dos solos, como o preparo inadequado da terra, a intensificação na mecanização, a baixa adoção de rotação de culturas e o aumento do uso de defensivos químicos. Essas práticas realizadas há anos levou a cultura a um cenário com perdas significativas de produtividade, impactando também na longevidade do canavial.

Diante disso, o setor tem buscado caminhos para mitigar esses problemas, melhorar a absorção de água, nutrientes e aumentar a resistência da planta à adversidades, com o objetivo de aumentar o patamar atual de produtividade.

Segundo Andreote, o sistema radicular é resposta para todas as questões. “Estamos olhando mais para a parte abaixo do solo e isso tem mudado a forma de entender agricultura. 90% dos problemas sob o solo não sabemos ainda como resolver. O grande desafio está aí”, comenta.

Com um sistema radicular mais profundo, a planta tem acesso a maior quantidade de água e nutrientes, auxiliando em seu crescimento, e no momento do corte, a cana se torna menos suscetível ao arranquio, o que minimizará o número de falhas no canavial, tornando-o mais produtivo, inclusive nos cortes subsequentes.

Além das partes física e química, a biologia do solo também tem sido tema de discussão entre produtores, departamentos técnicos das usinas e comunidade científica. Para um solo fértil e um ambiente equilibrado, esses três fatores devem receber os mesmos cuidados e atenção.

Para de Castro, a relação solo-planta é importante na busca pelo incremento da produtividade. “Tudo começa no sistema de plantio. É preciso diminuir o pisoteio para o solo “ficar vivo” na linha da cana. A sistematização e o uso de agricultura de precisão são muito importantes. Um canavial bem plantado, bem conduzido e sistematizado, não vai ter pisoteio e irá refletir na colheita. Preservar a linha da cana mantém a microbiota ativa”, explica.

Doroteia apresentou a linha exclusiva para cana-de-açúcar da Fertiláqua que conta com os condicionadores de solo Longevus Planta, aplicado no sulco de plantio, Longevus Soca, aplicado na soqueira, além do Energy Cana, fertilizante foliar de última geração, e o adjuvante Tensor Max.

Os condicionadores de solo são compostos por ácidos orgânicos, como o fúlvico, que tem a função de estimular a produção de um sistema radicular mais profundo e em volume, além de ativar a parte biológica, o que reduzirá a compactação do solo, na brotação uniforme na cana planta e na redução de falhas no plantio.

Estudos realizados pela empresa apontaram resultados em que o incremento de produtividade com Longevus Planta foi de 19%, em média, enquanto com Longevus Soca, o número foi de 17%.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version