SEGS Portal Nacional

Agro

A reinvenção dos produtores de hortifruti para ganhar competitividade

  • Terça, 07 Julho 2020 11:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Teciano
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

*Por Lucied Marques

Desde o início do isolamento social, o setor de hortifruti é um dos mais impactados, já que as medidas de restrição de circulação, o fechamento de escolas e bares, a redução das atividades em restaurantes e o acesso em feiras livres trouxeram grandes desafios para a cadeia produtiva de alimentos. Foi necessária uma movimentação extra do setor para se reinventar, organizando e somando esforços para vencer uma situação nunca vivenciada.

Nesse contexto, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), apontam as oportunidades que produtores e consumidores encontraram no cenário de incertezas durante o período de isolamento social. A conexão entre eles continuou ativa por meio de aplicativos de troca de mensagens, redes sociais, serviços de entrega e até por drive-thru para a entrega dos produtos. Houve ainda a realização de parcerias entre entidades públicas e privadas para manter a cadeia com a rentabilidade próxima dos últimos anos, no mesmo período. E uma lição já foi aprendida: todos os novos modelos de negócio têm potencial para também serem praticados no futuro "pós-pandemia".

Durante esses meses em que o setor precisou se reinventar, os meios digitais passaram a fazer parte da rotina de produtores em todo o mundo. As vendas mudaram rapidamente de formato e os consumidores gostaram da novidade. Isso é confirmado no estudo "Barometer Covid-19", feito pela empresa inglesa Kantar (representada pelo Ibope no Brasil). No levantamento realizado em março deste ano, no grupo de alimentos e bebidas, 17% dos entrevistados disseram ter sido a primeira vez que compraram este tipo de produto on-line. A mudança foi gerada pela confiança do consumidor no sistema de compras nesse formato, com entregas em sua residência. Os comerciantes, por sua vez, identificaram uma necessidade de adotar um serviço que, até então, era considerado caro e desconfortável.

Essa nova rotina virtual passou a ser vivenciada por produtores de todos os portes que, dessa forma, puderam encurtar a cadeia e se aproximar mais de seus consumidores. As adaptações aconteceram e a questão do isolamento social caminha agora para um novo formato, com escolas e eventos ainda fechados, e restaurantes que aos poucos devem retomar as atividades, seguindo regras para receber os frequentadores, como a intensificação dos cuidados de limpeza e higiene. E esse é apenas um exemplo. Novos modelos no pós-pandemia ainda vão chegar e novas adaptações vão acontecer.

Além disso, no segundo semestre, o mercado interno ainda será impactado pela queda do poder aquisitivo em função do aumento do desemprego e ajustes na economia. Mais uma vez iremos mudar a forma de consumir e alguns alimentos mais caros podem ser temporariamente substituídos na lista de compras.

Mesmo nesse cenário, não tenho dúvidas de que o produtor vai se reinventar para continuar a vender seus produtos, enquanto na outra ponta, o consumidor encontrará saídas para comprar produtos de qualidade, priorizando sua saúde e bem-estar. O importante é que todos estejam atentos às oportunidades e aos diferentes agentes dessa cadeia de valor, para superarmos juntos os desafios que estão por vir, como a saída que todos encontraram para continuar vendendo e consumindo durante o período mais crítico dos últimos 100 anos.

Lucied Marques, diretora Comercial e de Negócios da Yara Brasil, com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec Business School.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, lidera o desenvolvimento de ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2018, registrou uma receita de US﹩ 12,9 bilhões.

No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Presente no País desde a década de 1970, a empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version