SEGS Portal Nacional

Agro

Empurrador de alimentos automático estimula consumo e impacta na produção de leite e na saúde das vacas

  • Segunda, 06 Julho 2020 11:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Referência em soluções relacionadas a manejo e instalações de vacas leiteiras, a Lely criou o robô Juno

É sabido que a disponibilidade contínua de forragens frescas influencia o consumo de matéria seca e aumenta a produção de leite. Além disso, a alimentação frequente tem um impacto positivo sobre a saúde animal em geral. Mas muitas vezes, a mão de obra pode ser um fator limitante e essa atividade acaba ficando em segundo plano e, sem a rotina necessária, os benefícios de se empurrar o alimento várias vezes ao dia não são alcançados.

Por esse motivo a Lely, empresa referência no mundo em soluções em automação para as atividades relacionadas ao manejo e instalações de vacas leiteiras, desenvolveu o robô Juno que empurra a comida dos animais repetidamente ao longo do dia, independente dos imprevistos que acontecem na fazenda. Com o Juno, é possível programar a aproximação do alimento em horários determinados, se encaixando na rotina da fazenda da maneira que o produtor achar necessário.

Segundo o responsável pelo suporte em Gerenciamento de Fazendas para América Latina, Rafael Carvalho Cunha, a aproximação da comida estimula o consumo de matéria seca dos animais e permite que vacas mais tímidas e fracas, tenham também acesso ao alimento quando se deslocarem para a pista de alimentação, podendo assim aumentar a produção de leite do rebanho. “Além disso, utilizando o Juno, as vacas são estimuladas a fazer um maior número de refeições distribuídas ao longo do dia, o que melhora a saúde ruminal e a quantidade de sólidos no leite”, detalha.

Custo-benefício

O produtor de leite Ezequiel Nólio, de Paraí (RS), aderiu ao sistema de ordenha robotizada em 2015 e desde então viu sua produção de leite e qualidade de vida aumentarem significativamente. Para integrar as melhorias, adquiriu ainda o robô Juno e conta que a motivação foi a falta de mão de obra e a diminuição para si do trabalho braçal.

“O meu Juno faz 24 rotas por dia, uma vez por hora, e com isso ele estimula a vaca a levantar, a comer mais e, consequentemente, ela também visita mais o robô de ordenha, aumentando a produção”. Ele conta ainda que, além de tudo, tem o comodismo e o tempo livre para outras atividades, uma vez que só precisa entrar na praça de alimentação uma vez de manhã para jogar a comida do dia e depois o Juno faz todo o trabalho. “São vários os benefícios que ele nos traz, principalmente no aumento do consumo de volumoso, na produção de leite e nas visitas ao robô. Esses são os fatores que mais contam numa propriedade leiteira”, finaliza.

O gerente de Vendas da Lely, João Pedreira ressalta ainda que a disponibilidade constante de alimento estimula o tráfego das vacas e aumenta o consumo de matéria seca em cerca de 3,5%, especialmente durante a noite e, além disso, os restos são reduzidos.

“Quando combinado com um robô de ordenha Astronaut, o Lely Juno, ao estimular o consumo e a atividade dos animais ao longo do dia, provou que aumenta a taxa de visitas ao robô em 10,9%, de dia e de noite. Mais visitas resultam em maior produção de leite, além disso, o robô de ordenha é usado de forma mais eficiente e menos vacas aparecem na lista de atenções”, conclui.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version