SEGS Portal Nacional

Agro

Embrapa lança material com dicas de prevenção à Covid-19 para produtores do Sul do Brasil

  • Quinta, 21 Mai 2020 11:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Embrapa está disponibilizando ao público o Comunicado Técnico “Recomendações para prevenção da Covid-19 no meio rural na região Sul do Brasil”, com o objetivo de difundir informações corretas e seguras para ajudar a evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

O documento foca na região Sul do Brasil, abrangendo suas especificidades culturais e climáticas, como a tradição de compartilhar o chimarrão, por exemplo, e o inverno com temperaturas baixas. “O material contribui para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, algumas delas gerais e outras com foco em particularidades regionais. Apresenta-se, ainda, uma compilação de recomendações voltadas a produtores rurais, funcionários de propriedades rurais e técnicos que prestam assistência a estes estabelecimentos”, explica Robert Domingues, analista da Embrapa Pecuária Sul e coautor do comunicado.

O texto apresenta a caracterização de pandemia, diferença de terminologias, sintomas e formas de transmissão. Também faz recomendações específicas, como informações sobre a possibilidade ou não de transmissão da doença pelos animais, riscos de contaminação no meio rural e intensidade da doença em climas mais frios.

“As pesquisas científicas sobre a Covid-19 estão somente se iniciando, já que a doença surgiu pela primeira vez no final de 2019. Então, muitas respostas ainda não estão disponíveis, mas com o documento é possível que os produtores e demais interessados possam ter o esclarecimento sobre algumas das principais dúvidas que surgem para quem vive e/ou trabalha no campo”, destaca Rosângela Silveira Barbosa, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado e coautora do comunicado.

“A agricultura segue seu próprio ciclo e, se o trabalho não for feito no momento em que a natureza o dita, não haverá safra por um ano inteiro. A pecuária, então, depende dos cuidados diários com os animais, sobre os quais o homem do campo tem responsabilidade enorme. Assim, já que não é possível parar, é preciso continuar a produzir, mas cercando-se de cuidados que ajudarão a evitar contrair e disseminar a Covid-19”, destaca Emanuelle Baldo Gaspar, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e uma das autoras do comunicado.

Confira algumas dicas

Abaixo você pode conferir algumas recomendações do Comunicado Técnico.

- Evitar ao máximo ir até a cidade. Quando for necessário, de preferência ir só uma pessoa, usando máscara de tecido e, se possível, luvas; quando não for possível lavar as mãos, higienizar com álcool 70% (líquido ou gel). Ao chegar em casa, tomar todos os cuidados, como tirar os sapatos do lado de fora de casa, ir direto para o banho e colocar toda a roupa para lavar. Os produtores que moram na cidade devem evitar idas ao campo, ou ficar na propriedade rural em definitivo;

- Substituir botas de couro por botas de borracha, que são mais fáceis de higienizar. Elas podem ser lavadas com água e sabão sempre que chegar em casa, de preferência do lado de fora. É desejável que os técnicos que visitam muitas propriedades carreguem um spray contendo álcool 70% ou uma solução de água sanitária, para higienizar as botas na chegada e na saída de cada propriedade;

- Durante o trabalho, manter a distância de pelo menos dois metros (equivalente a uma vaca ou duas ovelhas) das demais pessoas;

- Não repassar, seja pelo WhatsApp ou por redes sociais, notícias que você não tenha certeza que sejam verdadeiras. O site do Ministério da Saúde é o local mais recomendado para buscar informações confiáveis sobre a Covid-19.

Pandemia

Identificada pela primeira vez em 2019, em Wuhan, na China, a Covid-19 é uma doença infecciosa que pode causar problemas respiratórios, além de sintomas como tosse e febre. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença como uma pandemia em março de 2020, quando diversos países já vinham sofrendo perdas de vidas e decretando o colapso dos sistemas de saúde.

Coronavírus é um termo geral que representa um grupo de vírus que possuem algumas características em comum. Alguns deles causam doenças em humanos e outros em animais. SARS-CoV-2 é o nome do coronavírus que tem causado essa pandemia atual. Por fim, Covid-19 é o nome dado à doença que alguns humanos têm apresentado quando infectados por esse vírus. Essa sigla da doença é a abreviação do termo em inglês para “doença por coronavírus de 2019” (CoronaVirus Disease 2019). Pelos vários sintomas que os pacientes apresentam, essa doença é considerada uma síndrome aguda respiratória severa (SARS). Como essa é a segunda vez que uma síndrome deste tipo foi detectada no mundo (a primeira foi entre 2002 e 2003), o vírus foi “batizado” de SARS-CoV-2.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version