SEGS Portal Nacional

Agro

Algodão safrinha: mobilidade do boro via floema é chave para a alta produtividade

  • Quinta, 19 Março 2020 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A produção de algodão em pluma deve atingir novo recorde este ano, com 7 milhões de toneladas (crescimento de 1,6%), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A segunda safra ganha cada vez mais importância no resultado da cultura e, por isso, é preciso dar atenção especial ao trato.

“A exigência nutricional do algodoeiro é grande, ainda mais quando pensamos em áreas de alta tecnologia e elevada produtividade”, afirma o diretor técnico da Brandt no Brasil, Samuel Guerreiro. “Assim, a aplicação balanceada de macro e microelementos, sem deixar nutrientes abaixo do nível ideal, é importante para alcançar boa produtividade.”

O boro é um exemplo de elemento que tem sido, por vezes, negligenciado, seja por falta de informações ou pelo uso de soluções já ultrapassadas. “Muitas propriedades investem forte em boro, no solo e via foliar, mas continuam observando deficiência do nutriente, especialmente nas maçãs de primeira posição”, detalha Guerreiro, que é engenheiro agrônomo.

Esse problema acontece pela dinâmica do boro: no solo, é facilmente lixiviado e sua absorção pelas raízes é via fluxo de massa, enquanto dentro da planta é translocado apenas pelo xilema – e não redistribuído pelo floema. “De forma natural, o boro tende a se acumular em extremidades, onde a evaporação é maior e consequentemente o fluxo de massa também, preterindo pontos mais sombreados, nos quais o nutriente absorvido do solo não consegue chegar em altas concentrações. Da mesma forma, as aplicações foliares normalmente não permitem sua translocação via floema até lá”, explica o especialista.

A única saída para resolver essa equação é manter o uso do boro presente no solo e realizar aplicações foliares com alta tecnologia, que permita o transporte do nutriente dentro da planta. Esse é o caso de Manni-Plex B-Moly, destaque da Brandt. “Essa solução contém em sua formulação elementos naturais que promovem a mobilidade do boro pelo floema, fazendo com que tenha mobilidade no sistema, suprindo as necessidades do algodão”, diz Samuel Guerreiro.

A tecnologia Manni-Plex é utilizada por agricultores de mais de 65 países há mais de uma década, com resultados excelentes: plantas mais fortes, mais sadias e mais produtivas. “B-Moly tem ainda outra vantagem: não produz reações químicas quando em contato com a maioria dos defensivos agrícolas e reguladores de crescimento”, finaliza o diretor técnico.

Sobre a Brandt

A Brandt é subsidiária da norte-americana Brandt, que atua desde 1953 na fabricação de insumos para diversas culturas. Especialista em nutrição vegetal, a empresa está presente em mais de 65 países, com tecnologias inovadoras. A companhia está há cinco anos no Brasil, com sede administrativa em Londrina (PR) e fábrica em Olímpia (SP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version