SEGS Portal Nacional

Agro

Realidade virtual em aquicultura será mostrada pela Embrapa no Show Rural Coopavel

  • Terça, 11 Fevereiro 2020 11:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clenio Araujo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pela primeira vez, a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) estará no Show Rural, evento organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), no Paraná. Tradicional entre os grandes eventos agropecuários do país, neste ano acontece de segunda (3 de fevereiro) a sexta (7).

A zootecnista Marcela Mataveli, que trabalha na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai apresentar a piscicultura em formato de realidade virtual. Segundo ela, “a tecnologia é uma ferramenta de capacitação, de formação de pessoas, que demonstra a qualidade de água”.

Marcela explica que, no contato direto, sempre houve dificuldade em fazer com que os produtores entendam a dinâmica do peixe. O fato de ele ficar dentro da água, onde precisa respirar, se alimentar, fazer suas necessidades fisiológicas e, claro, crescer. Esse contexto todo, agora com a realidade virtual, fica mais fácil de ser compreendido.

Ela aposta nas vantagens desse novo formato: “na realidade virtual, a gente consegue explicar os dois principais problemas de qualidade de água, que são o oxigênio dissolvido e a amônia. Consegue também explicar que uma das soluções é o aerador. Eu acho que vai ficar muito mais fácil pro produtor e pros visitantes entenderem”.

Experiência – A ideia é que os visitantes do Show Rural possam se sentir dentro de um viveiro de criação de peixes. “A gente tem dificuldade de observar o peixe porque o viveiro sempre tem água e a água sempre fica esverdeada. Dessa forma (com a realidade virtual), a gente consegue demonstrar pros visitantes; inclusive, consegue nadar do lado dos peixes”, explica Marcela.

Essa é uma tecnologia fruto do BRS Aqua, principal projeto da Embrapa em aquicultura. Com mais de 20 Unidades e cerca de 270 empregados envolvidos, ele conta com três fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa, dinheiro que está sendo executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq); e a própria Embrapa.

O BRS Aqua é um projeto de caráter estruturante, sobretudo em termos de campos experimentais e laboratórios, além de ter forte caráter de capacitação de recursos humanos especializados em aquicultura, envolvendo a formação e o desenvolvimento de bolsistas e estagiários. E, naturalmente, tem caráter mais técnico, ao estudar e buscar soluções para diferentes áreas do conhecimento em aquicultura, com destaque para nutrição, germoplasma, sanidade, tecnologia do pescado e manejo e gestão ambiental.

A pesquisadora Lícia Lundstedt, da Embrapa Pesca e Aquicultura, lidera o projeto, cujo nome oficial é “Ações estruturantes e inovação para o fortalecimento das cadeias produtivas da aquicultura no Brasil”. O BRS Aqua trabalha com quatro espécies aquícolas (tilápia, tambaqui, camarão cinza e bijupirá). Elas se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento do chamado pacote tecnológico, que são referências de produção e manejo a que os produtores precisam estar atentos para sucesso na atividade.

A realidade virtual que será apresentada, pela primeira vez, no Show Rural Coopavel foi idealizada por três áreas da Embrapa Pesca e Aquicultura: Transferência de Tecnologia, Comunicação e Pesquisa. O BRS Aqua foi o projeto que custeou financeiramente seu desenvolvimento.

A proposta é que essa tecnologia seja demonstrada em outros eventos pelo país, facilitando o entendimento de aspectos importantes da produção aquícola de qualidade. Em breve, a realidade virtual em aquicultura da Embrapa estará disponível gratuitamente na internet.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version