SEGS Portal Nacional

Agro

Realidade virtual em aquicultura será mostrada pela Embrapa no Show Rural Coopavel

  • Terça, 11 Fevereiro 2020 11:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clenio Araujo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pela primeira vez, a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) estará no Show Rural, evento organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), no Paraná. Tradicional entre os grandes eventos agropecuários do país, neste ano acontece de segunda (3 de fevereiro) a sexta (7).

A zootecnista Marcela Mataveli, que trabalha na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai apresentar a piscicultura em formato de realidade virtual. Segundo ela, “a tecnologia é uma ferramenta de capacitação, de formação de pessoas, que demonstra a qualidade de água”.

Marcela explica que, no contato direto, sempre houve dificuldade em fazer com que os produtores entendam a dinâmica do peixe. O fato de ele ficar dentro da água, onde precisa respirar, se alimentar, fazer suas necessidades fisiológicas e, claro, crescer. Esse contexto todo, agora com a realidade virtual, fica mais fácil de ser compreendido.

Ela aposta nas vantagens desse novo formato: “na realidade virtual, a gente consegue explicar os dois principais problemas de qualidade de água, que são o oxigênio dissolvido e a amônia. Consegue também explicar que uma das soluções é o aerador. Eu acho que vai ficar muito mais fácil pro produtor e pros visitantes entenderem”.

Experiência – A ideia é que os visitantes do Show Rural possam se sentir dentro de um viveiro de criação de peixes. “A gente tem dificuldade de observar o peixe porque o viveiro sempre tem água e a água sempre fica esverdeada. Dessa forma (com a realidade virtual), a gente consegue demonstrar pros visitantes; inclusive, consegue nadar do lado dos peixes”, explica Marcela.

Essa é uma tecnologia fruto do BRS Aqua, principal projeto da Embrapa em aquicultura. Com mais de 20 Unidades e cerca de 270 empregados envolvidos, ele conta com três fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa, dinheiro que está sendo executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq); e a própria Embrapa.

O BRS Aqua é um projeto de caráter estruturante, sobretudo em termos de campos experimentais e laboratórios, além de ter forte caráter de capacitação de recursos humanos especializados em aquicultura, envolvendo a formação e o desenvolvimento de bolsistas e estagiários. E, naturalmente, tem caráter mais técnico, ao estudar e buscar soluções para diferentes áreas do conhecimento em aquicultura, com destaque para nutrição, germoplasma, sanidade, tecnologia do pescado e manejo e gestão ambiental.

A pesquisadora Lícia Lundstedt, da Embrapa Pesca e Aquicultura, lidera o projeto, cujo nome oficial é “Ações estruturantes e inovação para o fortalecimento das cadeias produtivas da aquicultura no Brasil”. O BRS Aqua trabalha com quatro espécies aquícolas (tilápia, tambaqui, camarão cinza e bijupirá). Elas se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento do chamado pacote tecnológico, que são referências de produção e manejo a que os produtores precisam estar atentos para sucesso na atividade.

A realidade virtual que será apresentada, pela primeira vez, no Show Rural Coopavel foi idealizada por três áreas da Embrapa Pesca e Aquicultura: Transferência de Tecnologia, Comunicação e Pesquisa. O BRS Aqua foi o projeto que custeou financeiramente seu desenvolvimento.

A proposta é que essa tecnologia seja demonstrada em outros eventos pelo país, facilitando o entendimento de aspectos importantes da produção aquícola de qualidade. Em breve, a realidade virtual em aquicultura da Embrapa estará disponível gratuitamente na internet.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version