SEGS Portal Nacional

Agro

Geração de renda para erradicação do trabalho infantil: agroindústria é inaugurada em Arroio do Tigre

  • Quarta, 29 Janeiro 2020 11:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Pandolfo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Iniciativa do programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (ARISE) visa oferecer nova fonte de renda às famílias

A agroindústria Delícias da Colônia foi inaugurada no distrito de Coloninha, em Arroio do Tigre, na última sexta-feira, 17. O evento reuniu diversas famílias produtoras de tabaco da região, autoridades, parceiros do projeto e representantes da Japan Tobacco International (JTI) - mantenedora do programa ARISE. A inciativa tem como objetivo auxiliar na redução da vulnerabilidade social e do trabalho infantil na localidade.

O empreendimento nasceu dos cursos de panificação oferecidos pelo ARISE às mães de alunos das escolas nas quais o programa oferece oficinas no contraturno. Para Elisabete da Cunha, uma das 13 mulheres que integram a associação da agroindústria, foi um momento especial. “Estou muito emocionada e feliz. Foi bastante trabalho para tirarmos esse projeto do papel. Agora, a gente quer começar logo a trabalhar e fazer dar certo, pois certamente vai nos ajudar a ter uma vida ainda melhor”, reflete.

Com a venda dos produtos que serão produzidos ali, a expectativa é que essas agricultoras possam gerar uma renda extra que ajudará a manter as crianças e adolescentes da região longe do trabalho infantil. “Já temos uma longa caminhada aqui no distrito de Coloninha com o ARISE e, quando realizamos as primeiras atividades voltadas às mães dos alunos, estávamos plantando uma sementinha. Hoje, estamos colhendo o primeiro fruto dela”, afirmou Luisa Siqueira, diretora da Winrock Brasil, parceira do ARISE.

Para o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, a iniciativa é mais um marco do ARISE, que, desde 2012, auxilia a mudar a realidade do município. “Antes, a imagem de nossa cidade estava muita marcada pela questão do trabalho infantil. Hoje, com o auxílio do ARISE e suas iniciativas voltadas à educação e à geração de renda, oferecemos mais oportunidades aos jovens e às famílias de nosso município”, afirma.

Ao agradecer a família Hubner – que doou o terreno no qual foi construída a agroindústria – e os diferentes parceiros do projeto, como a Emater/RS, a Renove Jr., a prefeitura municipal, a Winrock e profissionais envolvidos, o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flavio Goulart, se emocionou ao citar uma frase de Dom Helder Câmara: “Sonho que se sonha só é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade”. Em sua fala, Goulart também ressaltou que as mulheres da agroindústria podem continuar contando com todo apoio que precisarem. “Tenham certeza de que a JTI e o ARISE vão continuar sendo parceiras de vocês, porque o que estamos fazendo aqui tem um significado muito maior. Nós acreditamos que a sustentabilidade do nosso negócio e, principalmente, da agricultura familiar, passa pela diversificação das atividades, pela proteção às crianças e adolescentes e pela ampliação do acesso à educação. Pois só assim vamos garantir uma próxima geração de trabalhadores rurais ainda mais qualificada, mais digna e mais próspera”, ressaltou.

O trabalho infantil em Arroio do Tigre

No município de Arroio do Tigre, que possui cerca de 12 mil habitantes, o Censo de 2010 apontou que existiam 626 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos ocupados, o que corresponde a 47,7% da população nessa mesma faixa etária. Os dados indicam que mais da metade (56,7%) das crianças e adolescentes ocupados desse contingente (10 a 15 anos) tinham entre 10 e 13 anos.

Uma realidade preocupante, visto que as crianças que trabalham, além de serem privadas de uma infância plena, com sonhos, brincadeiras e educação, carregam graves consequências para a vida adulta, como impactos físicos, psicológicos e econômicos. No Brasil, conforme dados de 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), há 2,7 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e vaping, com operações em mais de 130 países. É proprietária global de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel fora dos EUA. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também um dos principais players no mercado internacional de vaping e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 45 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por cinco anos consecutivos. A JTI é membro do Japan Tobacco Group of Companies.

No Brasil, são mais de mil colaboradores em 11 Estados além do Distrito Federal. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em 16 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. Em 2018 e 2019, a JTI foi reconhecida como Top Employer Brasil.

Para mais informações, visite www.jti.com/brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version