Red Hat apresenta o futuro da IA corporativa em seu Summit em São Paulo: aberto, inovador e colaborativo
Em evento realizado no Teatro Santander, na última terça, empresa líder em open source reuniu C-levels, especialistas e lideranças para pensar a próxima etapa da tecnologia
Mais de 600 pessoas participaram da última edição do Red Hat Summit Connect: São Paulo 2025 para descobrir as soluções e as ferramentas que estão transformando a IA dentro de organizações e entender a importância de possuir uma estratégia bem-definida para adoção da tecnologia. O evento aconteceu na última terça-feira no Teatro Santander, no Itaim Bibi, e reuniu C-Levels, especialistas, lideranças, parceiros e entusiastas da inovação para pensar o futuro da inovação a partir de temas como inferências de modelos, agentes de IA, ambientes de nuvem híbrida e governança e soberania de dados.
O encontro também contou com a presença de parceiros estratégicos como AWS, Microsoft e SManager, assim como clientes de destaque no ecossistema brasileiro, Hospital Albert Einstein e Banrisul que apresentaram seus cases de sucesso utilizando soluções da Red Hat e reforçaram os benefícios de adotar tecnologias open source para o desenvolvimento de negócios.
“Hoje existe um sentimento comum no mundo empresarial: o chamado FOMO AI, ou o medo de ficar de fora da onda da inteligência artificial. Esse temor de perder algo não é novo, mas a sensação de que, se não adotarmos a IA agora, ficaremos para trás, vem ganhando força”, afirmou Sandra Vaz, Country Manager da Red Hat Brasil. “Entendemos que muitas empresas já passaram da fase de experimentação com IA e agora estão prontas para implementações mais robustas. Assim, nossa missão é acompanhá-los nessa transição para que possam realizá-la de forma ágil, segura, eficaz, e, acima de tudo, adaptada a suas necessidades”, completou.
Além de descobrir o futuro de negócios para diferentes áreas e segmentos, durante o Summit brasileiro, a plateia também conheceu com profundidade as transformações que estão acontecendo no setor técnico, mais especificamente, na esteira de processos de desenvolvedores de tecnologia. Do DevSec para o DevSecOps e agora transitando para um ambiente de Platform Engineering, a mudança organizacional proporciona diferenciais decisivos para empresas, principalmente na agilidade, performance e dinâmica de equipes de TI.
“Por trás dessas metodologias, auxiliamos empresas a buscar o equilíbrio entre inovação e eficiência, avanços técnicos e impacto de negócios”, disse Boris Kuszka, Diretor dos Arquitetos de Solução para a Red Hat Latam. “Hoje a onda do momento é a IA Generativa, mas antes dela já havia a IA preditiva e há pouco tempo só se falava de ambientes nuvem híbrida. Assim, o que esse percurso técnico nos demonstra? Que existe um aprendizado, uma inteligência contínua nesta jornada de tecnologia, ela não nasce da noite para o dia. Por isso, para transitarmos entre essas tendências e hypes precisamos estar preparados para diferentes cenários”, completou.
Colocando a IA na Prática
Um dos destaques do evento foi entender como a IA inteligência artificial está transformando, na prática, o ambiente de negócios do Brasil. Para Gilson Magalhães, VP e General Manager para a Red Hat na América Latina, a palavra-chave para o sucesso da jornada corporativa é planejamento. “De acordo com uma pesquisa recente do Sebrae, 80% das empresas brasileiras quebram por falta de uma estratégia de curto e médio prazo, assim, é fundamental avaliar o impacto de cada tecnologia para a saúde financeira”, disse. “Por isso, a Red Hat acredita em formato aberto, no qual a empresa tem acesso ao melhor custo benefício: soluções baratas, customizáveis, escaláveis, flexíveis e, mais importante, seguras para a implementação, fase de treinamento e testes”, concluiu.
Outro aspecto fundamental para efetivar a inteligência artificial no setor de negócios é conectá-la com a cultura corporativa de cada organização. “A IA não é somente uma transformação tecnológica, ela também representa uma reestruturação cultural no ambiente profissional”, afirmou Alexandre Duarte, VP de Serviços para a Red Hat América Latina. “Não se trata de, apenas, criar e integrar algoritmos inovadores, o diferencial da IA é alinhar pessoas, processos e propósitos dentro de um único conceito, no qual a tecnologia irá ampliar o conhecimento humano e não substituí-lo”, completou.
Para finalizar a manhã de painéis, palestras e discussões de peso sobre o futuro da tecnologia, o darwinista digital e futurista regenerativo Carlos Piazza provocou o público sobre a finalidade de tecnologias no nosso dia a dia e analisou como a velocidade se tornou um terreno de transformações no mundo de negócios. “O aceleramento do tempo e a agilidade de como processos são geridos sabotam a profundidade com que usufruímos de inovações. Muito disso decorre da natureza do ambiente competitivo, que nos empurra a uma certa rapidez e produtividade. Por isso, muitas empresas precisam dedicar um tempo preciso para aprender novas tecnologias e soluções para adquirir um arcabouço do conhecimento necessário para pavimentar minimamente seu território”, concluiu.
Sobre a Red Hat
A Red Hat é líder em tecnologia de nuvem híbrida aberta, e proporciona uma base confiável, consistente e abrangente para uma inovação transformadora em TI e aplicações de inteligência artificial (IA). Seu portfólio de tecnologias de nuvem, desenvolvimento, IA, Linux e automação permite a implementação de qualquer aplicação, em qualquer lugar, desde data centers até a edge. Como líder mundial no fornecimento de soluções de software open source empresarial, a Red Hat investe em ecossistemas e comunidades abertas para resolver os desafios de TI do futuro. Por meio da colaboração, a Red Hat ajuda clientes e parceiros a construir, conectar, automatizar, proteger e gerenciar seus ambientes de TI, com o suporte de serviços de consultoria, treinamento e certificação reconhecidos mundialmente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>