Nova ferramenta usa IA para detecção de riscos jurídicos em empresas brasileiras
Com uso de inteligência artificial, plataforma da DeltaAI permite que empresas previnam litígios, ou seja, resolve problemas antes que eles cheguem aos tribunais
A DeltaAI, startup especializada em soluções tecnológicas para o mercado jurídico, lançou uma ferramenta SaaS para detecção preventiva de riscos jurídicos em empresas brasileiras. A solução utiliza inteligência artificial para mapear potenciais focos de judicialização com base no perfil real de exposição de cada organização, permitindo uma atuação proativa por parte dos departamentos jurídicos. Diferentemente das tradicionais ferramentas de jurimetria, que se baseiam majoritariamente na análise de jurisprudência e dados históricos de processos, a nova plataforma da empresa combina informações internas e externas para identificar padrões de risco antes mesmo da formalização de uma disputa judicial.
Por exemplo, ao identificar um volume elevado de ações por descumprimento contratual em determinada localidade, a plataforma consegue apontar quais consumidores em atendimento apresentam maior probabilidade de abrir um processo. Essas informações ficam disponíveis na aba "Clientes e Riscos", com visualizações organizadas por perfil, comportamento e histórico de interação. O recurso é automatizado, sem depender de levantamentos manuais da equipe de atendimento. A partir dessa análise, os times jurídicos podem adotar medidas de prevenção, seja em nível individual ou coletivo, e ajustar políticas internas com base nos principais fatores de risco.
Segundo estimativas da própria DeltaAI, o uso da plataforma pode gerar uma redução de até 25% nos custos com litígios. O lançamento da ferramenta ganha ainda mais relevância diante do cenário atual: de acordo com o relatório Justiça em Números 2024, o Brasil encerrou 2023 com mais de 84 milhões de processos em tramitação. Desses, 35,2 milhões foram novos casos, com alta incidência na área de Direito do Consumidor.
A nova solução da DeltaAI também dialoga com mudanças no comportamento dos consumidores. A pesquisa “Relatório Varejo 2022”, da Adyen em parceria com a KPMG, revelou que 70% dos consumidores brasileiros não voltam a comprar de uma marca após uma experiência negativa, tanto no e-commerce quanto no varejo físico. Já um estudo da Hibou, especializada em comportamento de consumo, aponta que 19,4% dos clientes compartilham experiências negativas em redes sociais, 44,8% recorrem a canais diretos com a empresa e 30,1% utilizam outros meios oferecidos pelas marcas para manifestar seu descontentamento.
Esse panorama reforça a importância de soluções que permitam uma atuação mais estratégica e preventiva por parte das empresas. Para Patrícia Carvalho, CEO da DeltaAI, o lançamento representa uma mudança significativa na forma como o setor jurídico encara os riscos corporativos: “Nosso objetivo é permitir que o setor jurídico deixe de atuar apenas quando o problema já está instalado. A prevenção jurídica baseada em dados tem o potencial de transformar a forma como as empresas lidam com o contencioso no Brasil.”
Sobre a DeltaAI
A DeltaAI é uma legaltech comprometida com o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para transformar a maneira como as empresas lidam com riscos jurídicos. Grandes volumes de dados são analisados para identificar padrões de insatisfação, prever disputas e sugerir ações preventivas, permitindo que conflitos entre empresas e clientes sejam resolvidos antes de chegarem aos tribunais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>