SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Qual é a situação atual das mulheres no setor de segurança cibernética?

  • Quarta, 09 Março 2022 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Pedro Voltarelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A ESET e o Digipais analisam a comunidade científica e por que as mulheres que se dedicam à ciência e tecnologia ainda representam apenas 28% do total

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, juntamente com o Digipais, uma iniciativa promovida pela ESET que procura acompanhar tutores e professores no cuidado de crianças na Internet, no contexto do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e do Dia Internacional da Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro) abordam o tema e destacam sua importância.

“Embora a ciência e a tecnologia devam ser acessíveis a todos, é difícil para a comunidade científica conseguir isso. As mulheres que trabalham em ciência e tecnologia ainda representam apenas 28% de todos os trabalhadores”, The STEM Gap.

A diferença de gênero está se tornando mais visível nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (conhecidas como STEM), em todo o mundo. A comunidade científica global fez muito progresso nos últimos anos para inspirar e engajar meninas e mulheres na ciência, bem como para aumentar sua participação no ensino superior nesses campos, onde ainda não são suficientemente representadas.

Ainda assim, a disparidade de gênero continua a impedir que muitas meninas e mulheres alcancem os ganhos referentes ao que contribuem. Com o objetivo de incentivar a participação de mais meninas e mulheres na ciência para alcançar a paridade de gênero na comunidade científica e incentivá-las a seguir uma carreira na ciência, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O dia é reconhecido mundialmente desde 2015.

Um relatório do (ISC)² sobre mulheres na segurança cibernética revela que elas são um terço em relação aos homens no campo, destacando a necessidade de apoiar as mulheres na busca por carreiras STEM. Por esse motivo, a ESET lançou sua própria Bolsa ESET para Mulheres em Segurança Cibernética. Ela foi projetada para aumentar a representação das mulheres no campo da segurança cibernética, e consiste em uma bolsa de 5.000 dólares que é concedida a estudantes universitários dos Estados Unidos e Canadá que se especializam em uma das áreas de estudo das disciplinas de STEM.

“Embora nos últimos anos o número de mulheres trabalhando em cibersegurança tenha aumentado globalmente, ainda falta uma maior participação para equilibrar a escala e, assim, criar um ambiente mais inclusivo e representativo que inspire as futuras gerações de mulheres a ingressar neste campo. De acordo com o estudo elaborado pelo (ISC)2, a representação das mulheres neste setor é de 25% globalmente. Se levarmos em conta que em 2013 foi de 11%, a presença de mulheres aumentou, mas ainda é apenas um quarto”, comenta Martina López, Pesquisadora de Segurança da Computação da ESET Latin America.

Em sua sede em Bratislava, Eslováquia, a ESET também fez sua parte para encorajar jovens talentosas a buscarem a ciência. Ela se juntou à iniciativa AjTy v IT para motivar, educar e construir uma comunidade de meninas e mulheres no campo da tecnologia da informação. A ideia é trabalhada em estreita colaboração com a Faculdade de Informática e Tecnologia da Informação da Universidade Técnica da Eslováquia em Bratislava para incentivar as mulheres jovens a estudar ciência da computação e depois seguir uma carreira neste campo.

Além disso, a ESET vem apoiando e celebrando a ciência desde sua fundação, há 30 anos. Entre suas inúmeras atividades, ela premiou cientistas eslovacos por suas realizações notáveis, que têm impacto global e protegem o progresso da humanidade. O ESET Science Prize é concedido desde 2019 em três categorias que reconhecem o trabalho de homens e mulheres.

Para conhecer a opinião das mulheres que atualmente trabalham no setor, a ESET apresenta um novo capítulo de seu podcast Conexão Segura com Martina López e Sol González, ambas pesquisadoras de segurança do laboratório de pesquisa ESET Latin America, onde, com base em sua experiência, contam como tem sido seu caminho até hoje e como olham para a situação atual.

Ambos concordam que “há um pouco mais de conscientização sobre a importância de quebrar certos estereótipos e trabalhar com uma perspectiva de gênero. Com o passar do tempo, surgiram iniciativas que buscam divulgar e destacar o trabalho que as mulheres fazem em cibersegurança para inspirar outras pessoas a ver na tecnologia, e em especial na segurança de computadores, a possibilidade de construir uma carreira. Alguns exemplos dessas iniciativas na região são conferências como Latinity ou NotPink Con, ou iniciativas como Media Chicas”.

Para Martina, “hoje a falta de oportunidades talvez não seja o problema mais importante para as mulheres da indústria, mas sim as consequências desses estereótipos, que levam muitas mulheres ou setores minoritários da sociedade a acreditar que essas oportunidades não são para elas. Nunca se sabe; o campo da segurança cibernética pode ser o caminho certo para você, suas filhas ou as jovens ao seu redor”.

VÍDEO ESET (Em espanhol, com legendas geradas e traduzidas automaticamente)

https://click.cse360.com.br/Click/AddCampaignEmailClick/b88a30b2-d039-4f62-3dd5-08d9f60965dd/https%253a%252f%252fwww.youtube.com%252fwatch%253fv%253dXraeM29riKY/9ce6bef2-3900-40cd-fd16-08d7c5ff26d1//True

8M: A situação atual das mulheres na indústria de cibersegurança

O Digipais é uma iniciativa promovida pela ESET, alinhada com crianças mais seguras online, que busca acompanhar pais e professores no cuidado com crianças na Internet para conscientizar sobre riscos e ameaças no mundo digital. Este espaço disponibiliza materiais para o processo de aprendizagem, diálogo e supervisão, de forma a fornecer os conhecimentos necessários para ajudar os pequenos na utilização das novas tecnologias.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version