SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Padrões de uso de aplicativos mudam drasticamente durante o período de festas de final de ano

  • Sexta, 21 Janeiro 2022 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Proetsch
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Guilherme Kapos - Head de Vendas LATAM na Adjust

Durante o final do ano, é sempre interessante ficar de olho no marketing de apps, pois os hábitos e comportamentos dos usuários mudam rapidamente neste período. Os usuários se envolvem com seus smartphones mais do que nunca, com os números gerais de sessões e instalações permanecendo consistentes, mas os aplicativos com os maiores engajamentos mudam por algumas semanas. Alguém que normalmente usa um app de saúde e fitness todos os dias, pode fazer uma pausa e direcionar a sua atenção para apps de delivery. E uma pessoa que possui o hábito de jogar todos os dias, pode se encontrar utilizando streaming de música com mais frequência.

Analisei as tendências globais da semana de 25 de dezembro (Natal de 2021) até a semana de 01 de janeiro (Ano Novo de 2022), para determinar como os dados se comparam à média de 2021 e do mês de dezembro.

O streaming de música aumenta drasticamente durante a época de festas de final de ano

O uso de aplicativos de streaming aumentou durante toda a semana, de 23 de dezembro a 1º de janeiro, mas o dia de Natal e a véspera de Ano Novo atingiram novos patamares impressionantes. Em 25 de dezembro, as instalações da vertical foram 86% superiores à média anual. As pessoas estavam se sentindo festivas em geral durante todo o mês de dezembro, já que as instalações médias do mês aumentaram 15% em relação ao resto do ano. Durante o período do Ano Novo, o streaming de música aumentou outra vez globalmente, com números acima de 24%.

Usuários optam por cozinhar no Natal e pedir delivery de comida no Ano Novo

Além dos altos e baixos regulares observados na vertical de delivery de alimentos, onde o fim de semana supera consistentemente o resto da semana, os dados indicam que o uso de aplicativos na vertical também caiu globalmente, já que muitos usuários em todo o mundo comemoraram o Natal. Em 24 de dezembro, as instalações ficaram 9% abaixo da média anual e caíram 6% em 25 de dezembro. As sessões de 25 de dezembro ficaram 3% abaixo da média de 2021 e 9% em relação ao restante de dezembro. Por outro lado, no dia de Ano Novo, os usuários voltaram sua atenção para a entrega de alimentos. Em 1º de janeiro, as instalações aumentaram 16% em comparação com a média de 2021 e as sessões aumentaram 24%.

Saúde e fitness se recuperam após uma pausa rápida

Os aplicativos de saúde e fitness caem de desempenho significativamente na última semana do ano, pois muitas pessoas fazem uma pausa em seus regimes, e 2021 não foi exceção. De fato, 24 de dezembro foi o pior dia do ano para instalações na vertical, ficando 48% abaixo da média anual. O dia 25 de dezembro foi um pouco mais forte para as instalações, mas ainda ficou 32% abaixo da média. Em termos de sessões, o dia de Natal foi o dia mais lento de 2021, 39% abaixo da média.

Em 1º de janeiro, no entanto, vemos os usuários mudando o comportamento à medida que avançam para o novo ano, com mais instalações e sessões. As instalações da primeira semana de 2022 aumentaram 39% em relação à média de 2021 (e 160% em relação a 24 de dezembro), sendo 3 de janeiro o dia mais importante até agora. As sessões também deram um salto, com a primeira semana de janeiro subindo 54% em relação ao dia de Natal.

É a temporada de jogos mobile

Os aplicativos de jogos normalmente possuem um desempenho consistente ao longo do ano, mas notamos um aumento considerável no uso durante a época de festas. Os usuários podem estar jogando com amigos e familiares, ou talvez tenham mais tempo para relaxar e usar seus smartphones. De qualquer forma, as instalações e as sessões estavam a todo vapor. As instalações nos dias 25 e 26 de dezembro foram 28% superiores à média; e durante os primeiros três dias de 2022, as instalações tiveram um desempenho 58% superior à média de 2021, com o aumento das sessões em 8%.

É importante estar atento a essas verticais ao longo de 2022 e esperar para ver como os usuários continuam a se envolver, e quando ocorrem os momentos de pico. Embora certos altos e baixos sejam esperados durante as festas de fim de ano, é vital para os anunciantes e profissionais de marketing mobile que eles retenham os usuários adquiridos durante as festividades. A partir daí, construir uma base de usuários dedicada, aumentar a receita e melhorar o retorno do investimento de seu app.

Sobre a Adjust

A Adjust é a plataforma de analytics mobile utilizada por profissionais de marketing no mundo inteiro, com soluções para atribuição, otimização de campanhas e proteção de dados. A Adjust abastece milhares de aplicativos com inteligência e automação internas, além de oferecer suporte global e eficiente ao cliente. Em 2021, a Adjust foi adquirida pelo AppLovin (Nasdaq: APP), uma plataforma líder de marketing responsável por fornecer aos desenvolvedores um poderoso e integrado conjunto de soluções para o crescimento de aplicativos mobile. Saiba mais sobre a Adjust em www.adjust.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA expõe desafios antigos da edtech e reacende alerta…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Reconhecimento facial chega às assinaturas eletrônicas…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA avança nas empresas e abre nova fase de…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Como será o futuro do trabalho na era da Inteligência…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Acompanhe sua saúde vascular em 5 passos com o Galaxy…

Dez 11, 2025 Info & Ti

TeamViewer divulga previsões de TI para 2026

Dez 10, 2025 Info & Ti

Empresas enfrentam risco crescente de falhas na gestão…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version