SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Black Friday: Gerenciamento de CX e Dados é fundamental para sucesso de vendas

  • Sexta, 12 Novembro 2021 07:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Boro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Black Friday pode trazer prejuízos se a empresa não fizer um trabalho de Experiência do Cliente e Gerenciamento de Dados ao longo do ano

A Black Friday é uma das principais datas do varejo brasileiro, e com ela próxima já é possível ver as empresas planejando promoções para atingir volume de vendas esperado e investimento em tecnologia para o site do e-commerce carregar e performar adequadamente com o aumento significativo de acessos. Porém, muitas vezes o planejamento da experiência dos clientes e o cuidado com seus dados é deixado de lado – o que pode causar perdas para os negócios para além desta data.

Andréa Naccarati de Mello, fundadora e CEO da Robecca & Co. consultoria de marketing e editora, explica que a Black Friday pode ser uma oportunidade ou um risco para as empresas se não cuidarem da gestão da experiência dos seus clientes. “Oportunidade porque o cliente pode se surpreender positivamente com a empresa pelo cumprimento da promessa de venda que fez (ou pela empresa exceder suas expectativas), e negativamente se o cliente não for tratado como espera, se sua experiência de compra e pagamento forem ruins, se o produto não for entregue no prazo prometido ou se o preço praticado pela empresa não for um desconto de verdade.

Andréa explica que a gestão da Experiência do Cliente (Customer Experience/CX) com a marca, produto e serviços de uma empresa independe da época do ano. Portanto, as organizações precisam trabalhar nessa gestão o tempo todo e garantir que o cliente recebe a oferta, fique com boa impressão da empresa e queira continuar a se relacionar com ela ao longo do tempo.

Outro ponto de risco é com o gerenciamento dos dados dos consumidores. Arthur Guitarrari, especialista em operações com dados e coautor do livro “Experiências que deixam marcas volume dois”, explica que muitas empresas perdem a oportunidade de aumentar suas vendas, de manter uma comunicação frequente e de proporcionar uma excelente experiência a seus clientes, pois não monitoraram e não cuidam dos dados como deveriam ao longo do ano.

“Pense nas empresas que passaram o ano inteiro coletando os dados dos seus clientes como nome, e-mail e telefone, entre outros, para no momento certo entrarem em contato. Quando chegam as datas tradicionais do Varejo e do E-commerce como a Black Friday, descobrem que parte dos seus dados estão inválidos, incompletos, duplicados e desatualizados e que poucos serão uteis à suas promoções”.

Guitarrari diz ainda que as empresas podem reverter o prejuízo da má qualidade de dados em oportunidade de negócio ao realizar uma ação de Data Quality e de Enriquecimento de Dados, atualizando e validando seus dados cadastrais, antes de qualquer ação ou campanha de marketing. “As empresas que souberem fazer o uso correto desse importante ativo, sem esquecer do cumprimento à LGPD, terão uma vantagem competitiva e um aumento de receita, comparado com as empresas que não fazem o uso adequado dos seus dados”.

Sobre a Editora Robecca & Co.

A Editora Robecca & Co. foi fundada em 2021 com o intuito de lançar a coleção sobre Customer Experience (Experiência do Cliente, em português), oferecendo conteúdo diferenciado, relevante e educativo para profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, além de experiência de leitura diferenciada. Já lançou dois livros e outros estão sendo preparados nas áreas de Marketing, Publicidade, Comunicação e Administração.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version