Como a inteligência artificial está sendo aplicada no setor varejista?
Mesmo antes da pandemia do coronavírus, já discutia-se a incerteza do futuro das lojas e comércios de rua, que há anos já vinham perdendo espaço para shopping centers e e-commerces. Atualmente, com o agravante das quarentenas prolongadas e crise econômica, oferecer uma experiência positiva e diferenciada aos consumidores, incentivando seu retorno e fidelidade, é essencial para a sustentabilidade de um negócio no segmento de varejo.
Para garantir a satisfação dos clientes no cenário do varejo atual, os comerciantes precisam garantir um atendimento eficiente e com alta disponibilidade, que esteja preparado para responder perguntas repetitivas de forma personalizada a cada consumidor. A necessidade de criação de uma relação de confiança com o consumidor nunca foi tão emergente, e a inteligência artificial tem se mostrado a ferramenta ideal para cumprir com essas exigências do consumidor.
A busca do consumidor por um atendimento de qualidade não é nova. De fato, o que mudou é que agora esse mesmo consumidor tem mais opções de escolha e com um clique pode mudar de loja para comprar o mesmo produto ou uma versão similar. Com o auxílio da inteligência artificial, como a solução de assistentes virtuais inteligentes da yellow.ai, já é uma possibilidade para os varejistas antecipar os desejos do seu público consumidor e, além de oferecer os melhores produtos, garantir a melhor experiência de compra.
Entenda o porquê isso é possível:
Com o método de machine learning e dados históricos de clientes e atendimentos, as ferramentas de inteligência artificial conseguem encontrar padrões de comportamento, do cliente e do atendente, e cunhar as melhores respostas e soluções para cada caso;
A inteligência artificial é capaz de oferecer uma experiência de atendimento personalizada para cada cliente, oferecendo os melhores produtos relacionados a compras anteriores por meio de estratégias de upsell e cross-sell;
Ferramentas de inteligência artificial evitam atendimentos repetitivos ao armazenar dados e as preferências do cliente, não precisando repetir as mesmas questões ou o mesmo caminho de atendimento no futuro.
Raghu Ravinutala, CEO da yellow.ai e especialista em soluções de IA para atendimento ao cliente, afirma que “para o varejo de moda, por exemplo, o uso de inteligência artificial pode ser fenomenal. Imagine que um robô com IA colete informações como as medidas de um cliente e suas preferências de estilo. A partir disso, a IA é capaz de recomendar não apenas produtos individuais, mas também combinações entre eles, como roupas e acessórios. Para um consumidor que deseja comprar sem sair de casa ou simplesmente não sabe o que escolher na loja, um robô estilista pode ir além do que ele esperava”.
Independentemente do segmento de vendas da loja ou comércio, é fato que o uso de inteligência artificial pode ser uma virada de chave para o negócio. Seja para aprimoramento do atendimento ao cliente ou para aplicações mais sofisticadas, o uso de soluções de inteligência artificial está revolucionando o setor varejista.
*Sobre a yellow.ai
A yellow.ai é uma plataforma de automação do atendimento ao cliente que tem experiência com a criação de chatbots e assistentes virtuais com aplicação de inteligência artificial, que oferecem a melhor experiência aos usuários dos mais diversos segmentos.
A empresa possui é líder mundial em soluções com inteligência artificial, oferecendo usabilidade amigável, tecnologia flexível que atende às necessidades de cada empresa, e a lista de canais e integrações mais completa do mercado. São geradas 1 bilhão de conversas entre clientes e funcionários a cada trimestre.
Com mais de 700 clientes satisfeitos, como a Gartner e a Xiaomi, a yellow.ai auxilia no desenvolvimento de um chatbot ou assistente virtual personalizado com as soluções mais recentes de inteligência artificial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>