Conheça o processo de antifraude e como ele tem auxiliado negócios digitais
Com o aumento no número de negócios realizados de forma online, sejam compras, pagamentos ou investimentos, surgem ótimos resultados, como o aumento na confiança sobre pagamentos online, que levou 7,3 milhões de brasileiros a comprar online pela primeira vez no primeiro semestre de 2020, segundo um levantamento Ebit/Nielsen.
Por outro lado, surgem também pontos de atenção, como meios de pagamento disponíveis, canais de atendimento ao cliente e, é claro, o risco de fraudes. De forma objetiva, a fraude é uma ação ilícita que busca enganar uma pessoa ou instituição. Na prática, existem diversos tipos de fraudes, como falsificar documentos de identidade, gerar boletos falsos e enviar para o e-mail da vítima, clonar cartões de crédito, roubar dados em sites enganosos, entre outros.
Para que as empresas se protejam desse tipo de situação, é importante implementar uma estratégia antifraude. Além de evitar prejuízos financeiros, uma prática para prevenção de fraudes garante maior segurança, aumenta a credibilidade do negócio e proporciona maior satisfação aos clientes. Nesse cenário, três estratégias ganham destaque na prevenção de fraudes: Validação cadastral; OCR; e Face Match.
Validação cadastral
A validação cadastral é uma forma de autenticar a identidade de um determinado usuário para evitar que golpistas acessem informações sigilosas. Esse método consiste em processar dados recebidos e verificá-los para avaliar sua veracidade. Atualmente, existem sistemas especializados em realizar a validação cadastral com a ajuda da tecnologia.
OCR
OCR é sigla de Optical Character Recognition, uma tecnologia de checagem rápida de dados. Na prática, ela permite converter artigos digitalizados em textos editáveis. Com isso, é possível apenas copiar as informações e colá-las em um sistema de busca para avaliar a veracidade dos dados. O OCR torna o processo antifraude mais ágil, economizando tempo de clientes e empresas.
Face Match
O Face Match é, como o nome indica, um sistema tecnológico baseado no reconhecimento facial. Esse método consegue analisar o rosto de uma pessoa e avaliar se ele corresponde ao cadastrado no sistema. Assim, se alguém que não possui as características da pessoa cadastrada tentar entrar no sistema, a tecnologia não permite que o golpista tenha acesso às informações guardadas. Trata-se de uma metodologia moderna e segura que permite autenticar a identidade dos usuários com rapidez.
Data Engine e Guide Investimentos
O Data Engine é uma solução da Cedro Technologies que auxilia empresas a evitarem fraudes, por meio de diferentes processos de consulta e validação de informações. Uma das funcionalidades que reduz o risco de fraudes é a validação cadastral. Enquanto o cliente realiza o cadastro no site, o Data Engine, simultaneamente, faz consultas em fontes diversas, que irão validar a autenticidade dos dados.
Um dos clientes que utiliza o Data Engine desde 2017 para a prevenção de fraudes é a Guide Investimentos. Com a solução, a empresa do setor financeiro modernizou o cadastro online de clientes e também o processo de validação cadastral. Essa mudança tornou o Data Engine a principal ferramenta no processo cadastral da Guide.
De acordo com a Gerente de Cadastro Institucional da Guide Investimentos, Ingrid Vital, ainda houve redução de erros no cadastro e mais agilidade, de forma que o tempo total de cadastro na Guide, do onboarding até a validação e aprovação, dura em média 10 a 12 minutos.
Além de ajudar empresas a reduzirem fraudes, o Data Engine simplifica processos de compliance e validação cadastral. Com mais de 2 mil clientes ativos, 60 mil validações cadastradas, 130 mil dossiês gerados e 103 fontes de dados disponíveis para os usuários, ele é a plataforma de automação de processos que mais cresce no mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>