SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Tecnologias de sistemas de energia que não emitem SF6 ajudam no combate às mudanças climáticas

  • Segunda, 16 Agosto 2021 11:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Rangel
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

* Por Leandro Bertoni

Imagine que eliminamos 100 milhões de veículos das estradas. Retirar esses 10% de veículos reduziria drasticamente as emissões anuais de CO2, sendo uma arma poderosa para combater a crise climática.

E se pudéssemos alcançar o mesmo impacto ambiental com sistemas de energia mais verdes? Isso permitiria às empresas e indústrias reduzir sua pegada ecológica sem mudar o cotidiano. Nessa linha, soluções digitais e equipamentos elétricos que não utilizam hexafluoreto de enxofre (SF6), um dos gases do efeito estufa listados no Protocolo de Kyoto, têm ganhado força.

Apontadas como grande tendência em sistemas de distribuição de até 24 kV, especialmente em hospitais, edifícios comerciais e industriais, além de data centers, as tecnologias que não emitem SF6 tendem a conquistar um espaço promissor no mercado. Além da colaboração com a descarbonização, esse tipo de solução oferece o que é necessário para lidar com um número maior de operações e maior tempo de atividade aliado à conectividade da Internet das Coisas (IoT), representando um ganho imensurável para diferentes setores. Sem gases alternativos, também não é necessário fazer reciclagem ou neutralização do gás, reduzindo os custos ao final da vida útil.

A responsabilidade ambiental deve ser parte das estratégias de qualquer companhia, independentemente do tamanho ou segmento. No entanto, a indústria de equipamentos elétricos representa 80% do mercado global de SF6 e, por isso, devem assumir a liderança na hora de reduzir a utilização desse gás, adotando produtos mais ecológicos. Hoje, há mais de 30 milhões de equipamentos de média tensão instalados em todo o mundo que usam SF6.

Procurar alternativas sem gases do efeito estufa é uma prioridade porque o consumo geral de energia continua a aumentar e é esperado que cresça até 48% até 2040. Estudos demonstram que o incremento de emissões de SF6 se deve, fundamentalmente, à crescente procura por eletricidade em países em desenvolvimento, especialmente a China, o maior consumidor mundial desse gás.

Por isso, limitar as emissões de gases de efeito de estufa e melhorar a sustentabilidade devem ser prioridades, tanto para as empresas como para as pessoas. Muitos já estão adotando medidas para reduzir o seu impacto ambiental – com ações como reduzir o consumo de energia, reciclar ou poluir menos. Agora, as empresas que utilizam tecnologias de média tensão contam com alternativas sustentáveis que lhes permitem reduzir suas emissões, escolhendo equipamentos mais ecológicos.

* Leandro Bertoni é vice-presidente de Power Systems da Schneider Electric para a América do Sul.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Abr 30, 2026 Info & Ti

Especialistas brasileiros em tecnologia compartilham…

Abr 30, 2026 Info & Ti

Descanso sem pendências: como a IA pode apoiar o…

Abr 30, 2026 Info & Ti

Globant e Autodesk Tandem se unem para transformar as…

Abr 30, 2026 Info & Ti

Motorola lança edge 70 pro que transforma design em…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Vai viajar no feriado? Tecnologia com IA permite…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Ubisoft revela roadmap de The Division Resurgence com…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Dia do Trabalho: por que as empresas têm dificuldade…

Abr 29, 2026 Info & Ti

A inteligência artificial no videomonitoramento…

Abr 29, 2026 Info & Ti

O que é VPN e como ela protege sua privacidade online?

Abr 28, 2026 Info & Ti

Tecnologia de videomonitoramento inteligente fortalece…

Abr 28, 2026 Info & Ti

Samsung apresenta ecossistema integrado de tecnologia…

Abr 28, 2026 Info & Ti

VTEX aposta na expansão do mercado e anuncia novas…

Abr 28, 2026 Info & Ti

Boxware e AxxonSoft firmam parceria comercial para…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Ataque cibernético compromete quase 900 contas de…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Razer apresenta Atlas Pro, o mousepad gamer de vidro…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Parceria entre TK Elevator e Microsoft leva IA autônoma…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version