3-D Secure 2.0: segurança e inclusão ao alcance da sua empresa
Nos três primeiros meses de 2021, o volume de compras no e-commerce aumentou 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.As compras online movimentaram R$ 78,5 milhões, aumentando o faturamento do setor em 72,2%, ou seja, R$ 35,2 bilhões. É o que aponta uma pesquisa da Neotrust, realizada com os dados de compra no comércio eletrônico durante o primeiro trimestre de 2021.
Esse crescimento acende o alerta para um aspecto muito importante: a segurança nos pagamentos digitais. Pensando nisso foi desenvolvida uma atualização do protocolo de segurança para transações financeiras realizadas no mundo virtual. Trata-se do 3-D Secure 2.0, uma nova versão do sistema que veio para reduzir as fraudes nos pagamentos. Para isso, o 3-D Secure 2.0 utiliza uma análise de dados bem mais ampla.
O 3-D Secure 2.0 colabora para uma finalização mais rápida do processo de compras, melhorando a experiência do cliente. O sistema também ajuda a aumentar as taxas de conversão e, consequentemente, a lucratividade do comerciante. Mas quanto a nova autenticação 3DS influencia nos pagamentos online? Como funciona? O que muda para os emissores de cartão, portadores e lojistas? Vamos saber a seguir!
O que é 3Ds 2.0
O 3-D Secure 2.0 é a versão atualizada do sistema de segurança voltado para pagamentos online. Diferente da versão anterior, o sistema agora passa a ser nativo mobile, ou seja, adequado a qualquer canal de compra online, inclusive soluções de pagamento que ainda estão por vir.
Como funciona a nova tecnologia 3DS
Durante a transação, o consumidor fornece os dados do cartão, através do provedor de serviços 3-D Secure do e-commerce. Os dados são enviados para o emissor de cartão de pagamento, que, por sua vez, solicita a autenticação da compra. Então, com base nos riscos que envolvem a transação, o provedor de segurança do emissor ajuda a decidir pela autenticação, determinando a forma mais segura de prosseguir, seja ela por token, senha, ou outro mecanismo de segurança. Concluída essa etapa, o emissor envia a autenticação para o e-commerce. Então, o processo de autenticação da compra é concluído.
Emissores e bandeiras que já estão utilizando o 3-D Secure 2.0
A criação do 3-D Secure 2.0 tem por objetivo garantir um sistema de segurança que esteja sempre à frente de possíveis fraudes nos pagamentos virtuais. O sistema permite atualizações para aumentar ainda mais a segurança. 3-D Secure 2.0 foi inciado pela Visa, em parceria com o Banco do Brasil, mas já se tornou o padrão da indústria de pagamento. Os principais emissores de cartão do Brasil vêm se preparando desde o ano passado para processar transações via 3-D Secure 2.0. As concorrentes da Visa, a Mastercard e a Elo, por exemplo, já estão adaptadas à nova tecnologia. Já entre os emissores, além do Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal também já está preparada para o sistema.
Vantagens do 3-D Secure 2.0
Comparado ao sistema anterior, o 3-D Secure 2.0 utiliza 10 vezes mais dados durante o fluxo de comunicação entre portador do cartão, a loja e emissor do cartão. Tudo isso para garantir a verificação da identidade do portador de maneira mais confiável. A ideia é, sobretudo, aumentar o número de compras online pagas com cartão de débito e oferecer mais segurança nesse processo.
O que muda para lojistas, clientes e indústria de meios de pagamento com o 3-D Secure 2.0?
Além de evitar fraudes e a fomentar o uso do cartão de débito nas compras online, o 3-D Secure 2.0 proporciona outras vantagens. A Visa afirma que o tempo de transação foi reduzido em 85%, o que melhora significativamente a experiência do usuário no processo de checkout. E isso impacta positivamente o volume de vendas dos lojistas. Os levantamentos da própria Visa apontam que a nova tecnologia diminui as taxas de abandono do carrinho em 70%. Além disso, o sistema reduz o risco de chargeback e dos custos operacionais com transações de pagamento eletrônico.
Democratização
Com um sistema que torna os pagamentos com cartão débito mais seguros, muitas pessoas que não têm acesso a crédito passam a contar com um novo canal de compras. O 3-D Secure 2.0 foi responsável por uma espécie de inclusão digital. E sua empresa pode fazer parte desse processo e atrair muitos novos clientes! A Bank 10 já utiliza o sistema 3-D Secure 2.0.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>