SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Tecnologia de efeitos visuais de Hollywood constrói plataforma de petróleo virtual para série Ilha de Ferro da Globo

  • Quarta, 11 Agosto 2021 11:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan Mariasch
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Cerca de 65% da produção da primeira temporada foi feita com computação gráfica

A aposta na produção de conteúdo de qualidade da Globo originou o desafio de rodar uma série que se passa em uma plataforma de petróleo: Ilha de Ferro, cuja primeira temporada, exibida originalmente no Globoplay, está no ar na TV Globo desde o dia 9 de agosto.

Logo na pré-produção, ficou definido que seria inviável filmar a série em uma plataforma real, pois isso poderia colocar em risco a segurança da equipe, além de atrapalhar as atividades do local. A solução encontrada foi fazer o reconhecimento de alguns detalhes da plataforma e filmar algumas (poucas) cenas em uma plataforma ancorada em Angra, que ainda não entrou em funcionamento.

Para trazer mais realismo às cenas, um consultor que atuou durante mais de três décadas no ambiente em questão foi contratado e assim a plataforma PLT-137, onde se passa a série, pôde ser reconstruída com o maior realismo possível, por meio da utilização de tecnologia. A missão da equipe de efeitos visuais era levar o espectador a acreditar que toda a ação havia sido rodada em uma plataforma de petróleo real.

Assim sendo, a série foi gravada em modelo híbrido (parte cenografia e parte efeitos visuais), sendo 65% das cenas geradas por meio de computação gráfica. Esses efeitos super realistas foram possíveis graças às ferramentas 3DsMax, Flame e Maya, da Autodesk. São os mesmos softwares usados em filmes reconhecidos pela Academia como Avatar, Gravidade e outros. Todos os filmes ganhadores de Oscars de efeitos nos últimos 25 anos tiveram a tecnologia Autodesk em sua concepção.

O projeto contou com uma equipe de 27 profissionais extremamente experientes e qualificados, técnica e artisticamente

O projeto da primeira temporada da série Ilha de Ferro levou 14 meses para ser concluído, sendo que só a construção virtual da plataforma levou sete meses. Os 12 capítulos da série consumiram 4.500 horas trabalhadas.

Para se ter uma ideia de como a tecnologia foi essencial na produção, cerca de 7.200 takes foram feitos com computação gráfica, sendo 30 takes feitos com computação, sem nenhum tipo de gravação.

"Não é à toa que somos a empresa líder em software 3D da indústria. A mesma tecnologia usada em produções de entretenimento também é usada para projetar e até acompanhar a execução de construções complexas como grandes obras de infraestrutura", afirma Carlos Alejandro, gerente de vendas da Autodesk Brasil.

Fotos nesse link.

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone, ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA expõe desafios antigos da edtech e reacende alerta…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Reconhecimento facial chega às assinaturas eletrônicas…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA avança nas empresas e abre nova fase de…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Como será o futuro do trabalho na era da Inteligência…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Acompanhe sua saúde vascular em 5 passos com o Galaxy…

Dez 11, 2025 Info & Ti

TeamViewer divulga previsões de TI para 2026

Dez 10, 2025 Info & Ti

Empresas enfrentam risco crescente de falhas na gestão…

Dez 10, 2025 Info & Ti

Tendências de TI empresarial para 2026: cloud,…

Dez 10, 2025 Info & Ti

Razer anuncia edição comemorativa de 20 anos do mouse…

Dez 10, 2025 Info & Ti

IA e digitalização elevam exigência para brasileiros…

Dez 09, 2025 Info & Ti

O gêmeo digital está impulsionando a automação e a…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version