Presente da informação: newsletters podem trazer retorno financeiro para marcas que investem na ferramenta
Após um tempo esquecido, o tradicional boletim informativo voltou a ganhar força no universo virtual. Especialista fala sobre a utilidade da ferramenta
Uma prática que tem se tornado cada vez mais recorrente aos usuários da internet é a assinatura de newsletters. Após um período de ostracismo, elas voltaram com força e passaram a fazer parte dos planos de comunicação de organizações dos mais variados portes e perfis. A ferramenta, de acordo com sua descrição, é um tipo de boletim informativo digital, com distribuição regular para seus assinantes. Uma newsletter pode ter duas vertentes: assuntos específicos ou gerais.
Pensando em trazer mais essa novidade para a plataforma, o Facebook anunciou que, até o final de junho, vai implementar uma ferramenta que produzirá boletins informativos para seus usuários em duas versões: a paga e a gratuita. Para não ficar para trás, o Twitter também incluiu um botão em perfis que oferecem newsletters como um de seus serviços, para que os usuários da rede social possam assinar os boletins que forem de seu interesse.
Por conta desse crescimento da ferramenta, diversas marcas e empresas têm investido em produção de conteúdo para newsletter. Para o especialista em marketing digital e CCO da agência Stardust Digital, Fernando Soni, os boletins informativos são mais práticos de serem consumidos. ‘‘Atualmente, as pessoas consomem notícias (majoritariamente), de duas formas: rede social e newsletter de empresas ou marcas que se identificam’’, afirma. ‘‘É mais prático e segmentado. Você vê só o que você quer e não precisa entrar em um site de notícias, onde existem mil temas que não te interessam’’, diz Soni.
De acordo com o CCO da Stardust, a newsletter é o presente da informação. Além disso, a ferramenta pode ter diversas utilidades para as marcas e empresas que desejam ficar cada vez mais perto de seus clientes. ‘‘A newsletter aproxima, gera contato e fideliza. Um dos principais intuitos de uma boa newsletter é comunicar, informar e atender o cliente de uma forma mais personalizada’’, destaca. ‘‘Com boas newsletters, a marca ou empresa pode gerar autoridade em vários temas e se posicionar como referência em conteúdo altamente relevante’’, complementa o especialista.
Para Soni, no entanto, as marcas e empresas precisam saber como utilizar a ferramenta. Segundo ele, o objetivo da newsletter não é conseguir novos seguidores ou clientes finais e, sim, fidelizar quem já reconhece a marca. ‘‘As pessoas que deixam o e-mail para receber o conteúdo, por exemplo, normalmente já são seguidoras da marca ou empresa, já tem um vínculo’’, afirma ele. ‘‘Mas se pensarmos em retorno financeiro, sim, as newsletters podem ser úteis em várias formas. A marca pode comunicar o lançamento de produtos e serviços, de uma live, um EAD, um curso pago, cupom de desconto, fazer upsell e crossell. Enfim, são infinitas as oportunidades’’, completa Soni.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>