SEGS Portal Nacional

Info&Ti

O profissional de TI no novo normal

  • Segunda, 28 Dezembro 2020 07:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Harley Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Stella Oliveira

Em virtude do isolamento social imposto pelo novo coronavírus, profissionais de diferentes segmentos precisaram, praticamente da noite para o dia, mudar a sua forma de trabalho e adaptar-se ao cenário de atuação remota. Na área de tecnologia, pela especificidade da atividade, que está habituada a executar a maioria de suas tarefas por meio da cloud, esta mudança pode parecer não ter sido tão impactante, como em outros segmentos. Mas, sem sombra de dúvidas, esta é uma percepção equivocada.

No geral, o profissional da área de tecnologia possui as chamadas hard skills muito sólidas. Ou seja, são pessoas com profundo conhecimento técnico das principais ferramentas que o mercado demanda para sua atuação. Contudo, no que diz respeito às soft skills, que são habilidades intangíveis e subjetivas, ligadas às relações interpessoais, como comunicação e criatividade, os profissionais de TI, pelo perfil e natureza de sua função, normalmente, levam mais tempo para desenvolvê-las e seguem aprimorando-as ao longo de suas trajetórias profissionais.

E, neste momento de distanciamento social, foram exatamente as soft skills as habilidades mais exigidas dos profissionais de TI. Com a suspensão das atividades, as empresas voltaram-se para a tecnologia como uma forma de seguir operando, interagindo com seus colaboradores e atendendo aos clientes. Isso ocorreu, inclusive, com negócios que não possuíam qualquer presença digital.

Neste cenário, onde as empresas precisaram de respostas rápidas às demandas - e na qual muitos empreendedores sequer possuem uma visão clara de como entrariam no cenário digital – os profissionais técnicos da área de tecnologia tiveram que exercer soft skills bem específicas, como empatia, comunicação clara e capacidade de resiliência. Isso porque, nem sempre, os clientes que estão distantes do universo da tecnologia conseguem entender os processos e tempos necessários para que os projetos sejam implementados e concretizados.

Contudo, passado este período e com a retomada das atividades econômicas, o que muitos profissionais de TI me perguntam é: Quais serão as habilidades fundamentais neste novo normal?

Para responder a esta pergunta é preciso entender que, primeiro, nada voltará a ser como antes. E, segundo, serviços como os de cloud, por exemplo, estarão cada vez mais presentes na vida de empresas de diferentes segmentos e portes. Uma lição que muitos gestores aprenderam neste período foi que, quanto mais respaldados estiverem pelas tecnologias disponíveis, menos impactados serão em suas operações, sob quaisquer imprevistos que venham a ocorrer.

Assim, respondendo à pergunta, tenho certeza de que os profissionais que conseguirem desenvolver habilidades para lidar com um público que, até aqui, não estava habituado à presença ampla da tecnologia em suas rotinas corporativas, terá uma vantagem competitiva importante no mercado.

As companhias da área de TI, demandarão por profissionais que sejam capazes de explicar aos clientes, que estão fora deste universo, de forma simplificada, qual a importância de determinado software para o crescimento da empresa, ou qual a forma mais inteligente de fazer a gestão do seu ambiente em cloud. Apesar de habilidades como comunicação clara, empatia e resiliência parecerem simples, exigem algo que está além de qualquer treinamento e aprendizado. Por isso, os profissionais que melhor se adaptarem neste novo cenário terão uma vantagem competitiva.

Stella Oliveira, gerente de Recursos Humanos da Dedalus


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA expõe desafios antigos da edtech e reacende alerta…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Reconhecimento facial chega às assinaturas eletrônicas…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA avança nas empresas e abre nova fase de…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version