SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Sinqia migra data centers on premise para nuvem e firma parceria com Sky.One para garantir a sustentação da cloud

  • Sexta, 11 Dezembro 2020 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Laura No
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Projeto resultou em otimização de custos de cerca de 15%, redução da indisponibilidade em 99%, maior índice de NPS (Net Promoter Score) de 28%, aumento de produtividades das equipes e mais flexibilidade nos processos

A Sinqia , líder brasileira em tecnologia para o setor financeiro, acaba de concluir a migração de seus data centers on premise para a nuvem e escolheu a Sky.One , startup especializada no desenvolvimento de plataformas que automatizam e facilitam o uso da computação em nuvem, como parceira para garantir toda a sustentação da cloud. Os serviços contratados pela Sinqia foram o Auto.Sky e Cloud Guru , que permitiram uma análise detalhada e crítica do negócio, transformações técnicas e culturais com o uso da nuvem na empresa, otimização de custos de cerca de 15%, redução da indisponibilidade em 99%, maior índice de NPS (Net Promoter Score) de 28%, aumento de produtividades das equipes e mais flexibilidade nos processos.

De acordo com o CIO da Sinqia, Thiago Pereira, antes de contratar os serviços da Sky.One, a Sinqia trabalhava com diferentes data centers on premise e, para realizar a migração para a nuvem, um parceiro que fizesse toda a sustentação cloud era de extrema importância, já que a Sinqia não contava com know how interno que atendesse essa demanda. "Avaliamos diversos players para o processo e optamos pela Sky.One devido à sua experiência técnica, senso de parceria e custo benefício. Temos uma relação de grande parceria com a Sky.One e somos muito abertos e colaborativos para superar qualquer tipo de dificuldade", afirma. Pereira explica que o processo envolveu a "quebra" em ondas e em grupos de recursos. Assim, a migração foi transparente com o usuário da Sinqia e feita aos poucos (cerca de 6 meses). "A medida que íamos migrando, desligávamos do outro lado. Foi um processo gradativo, cadenciado, bem alinhado e planejado entre todas as partes envolvidas", conta.

O COO da Sky.One, Lauro de Lauro, conta que o processo envolveu análises sobre cada ambiente on-premise, para verificar a real necessidade de migração e transformação da Sinqia. "Tendo em vista as necessidades da Sinqia de transformação e upgrade mais flexível de recursos, controle de custos mais dinâmico, escalabilidade de crescimento e redução de ambientes, cada ambiente foi migrado de forma exclusiva. Nós iniciamos com a análise da real viabilidade de migração e transformação. Posteriormente, foram realizadas "ondas de migração" para mitigar os impactos do negócio da Sinqia. Para finalizar, iniciamos o "Go Live" de sustentação. Durante este tempo, foram feitos diversos assessments em parceria com a equipe da Sinqia, para chegarmos no cenário ideal e suprir todas as necessidades do cliente", lembra.

Para Lauro, as maiores necessidades da Sinqia eram escalabilidade e agilidade nos processos. "Por meio de etapas de planejamento muito bem definidas entre as empresas, conseguimos estabelecer uma parceria que oferecesse alta segurança, disponibilidade e performance. Sempre teremos um profissional qualificado responsável pelo ambiente da Sinqia, garantindo assim monitoração e escalonamento proativo, manutenção e correção do sistema operacional, gerência de armazenamento, rede, VMs e base de dados e backups", declara.

Pereira explica que para atingir o sucesso da migração foi preciso realizar a transformação em diversos processos, como a rotina de trabalho, por exemplo. "Tivemos que eliminar servidores redundantes, consolidar servidores e rever recursos desnecessários. Essas adequações foram importantes para conseguirmos reduzir custos", lembra. O executivo destaca ainda que o monitoramento da Sky.One é um grande diferencial, uma vez que conta com um painel que oferece todos os detalhes da operação e permite que as equipes liguem os servidores. "Caso aconteça uma crise de madrugada, o time consegue subir todo o recurso necessário para trabalhar e realizar o desligamento na sequência. Isso traz uma economia de custo gigante. Esse é o ponto que a Sky.One chamou muito a nossa atenção e que passa toda a segurança que precisamos para trabalhar", explica.

Maior disponibilidade e flexibilidade com a nuvem

Pereira ressalta que além da redução de custos, o aumento de disponibilidade foi um dos principais benefícios resultantes do projeto. "Anteriormente tínhamos muitos problemas com relação à indisponibilidade nos data centers normais. Hoje, a nossa disponibilidade está próxima de 100%. Não temos problemas em fortalecer nossa estrutura, pois traz maior qualidade para a prestação de serviço aos nossos clientes e ainda reflete em um maior índice de NPS", explica. Outro ponto destacado por Pereira foi o aumento da produtividade das equipes, a melhoria na qualidade dos softwares e a flexibilidade. "Se for preciso subir um modelo diferenciado para um cliente, o recurso sobe em aproximadamente três horas. Se fosse utilizar o modelo tradicional, demoraria uma ou duas semanas. Se fosse no data center tradicional, essa flexibilidade e agilidade em subir o recurso e amanhã desligar, não aconteceria e nós teríamos que pagar uma multa. Toda essa flexibilidade agrega muito valor e traz velocidade e agilidade para o negócio", completa.

Pereira afirma ainda que a decisão de migrar para a cloud foi movida, principalmente, pelas reclamações dos clientes. "Tínhamos um índice de disponibilidade na Sinqia de mais ou menos 5% ao mês. Atualmente, nossa disponibilidade está menor que 0,01%. Então, houve um ganho muito grande, além da redução de custos do time de infraestrutura de 25% a menos para manter a cloud", afirma. Além disso, o executivo reforça a importância do senso de parceria entre as empresas para o alcance dos objetivos finais. "Eu sempre reforço a questão da parceria, pois acredito que é uma visão extremamente importante. Os objetivos com o projeto foram atingidos. Não foi simples, mas, com muito trabalho e dedicação, os times da Sinqia e Sky.One conseguiram efetividade, principalmente por contar com profissionais altamente capacitados, finaliza.

Sobre a Sky.One

Somos uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente. Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros. Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups Linkedin, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider Lens™, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version